Maravilhas da Hisolofia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Auto Estima.

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Gabriela Quiorato




Mensagens : 12
Data de inscrição : 12/02/2014

Auto Estima. Empty
MensagemAssunto: Auto Estima.   Auto Estima. I_icon_minitimeQui Fev 13, 2014 5:35 pm

O que é auto-estima?

É a opinião e o sentimento que cada pessoa tem por si mesma , é a capacidade de respeitar, acreditar e amar a si mesma.
Segundo a psicologia a auto-estima começa a se formar na infância, nos relacionamentos com as outras pessoas e em como estas pessoas nos tratam , ou seja, as experiências do passado poder exercer uma influência significativa na auto-estima quando crescemos. Perde-se a auto-estima quando se passa por muitas decepções, frustrações, em situações de perda, ou quando não se é reconhecido por nada que se faz , enfim pela definição explicação acima qualquer de nós está propenso a ter uma baixa auto-estima , pois afinal quem não sofreu ou sofre decepções , frustrações , sentimentos de perda e não são reconhecidas pelo que fazem , estamos no século XXI , ninguém liga pra ninguém , o egoísmo impera nas relações , então por que algumas pessoas mesmo assim mantém uma auto-estima saudável ?
A resposta é simples , o que nos abala na realidade não é a falta de reconhecimento por parte de alguém, mas principalmente a falta de reconhecimento por si próprio , na realidade o que vale é a sua opinião sobre todas as outras juntas , você é o que acredita , deste modo sua auto-estima é determinada por você mesmo , por isso pare de culpar seus pais , parentes , amigos ou colegas pela deterioração da sua auto- imagem , quem têm que se preocupar com ela é você , não os outros , por isso não permita que façam isso contamine você.

AFIRMAÇÕES


Use afirmações, mas de forma adaptativa. Não me refiro a afirmações em vão, vazias e ocas, onde nos limitamos a dizer umas quantas coisas positivas na esperança que isso funcione. As afirmações são muito capacitadoras e orientadoras, mas apenas se forem suportadas e acompanhadas de ações. Sentado no sofá e dizendo: “Estou muito motivado e  energizado para produzir” apenas esta frase não acrescentará nada à sua vida. Diga algo como “Eu estou sentado aqui neste sofá, sinto-me improdutivo, será isto o ideal para mim? O que é que eu poderia fazer?” A sua afirmação tem que ser sentida e coerente com aquilo que pretende realizar. Assim que você seja honesto consigo mesmo, proponha-se a fazer algo, mesmo que seja um pequeno passo, faça alguma coisa de acordo com a sua afirmação.

DEIXE DE SE COMPARAR

Pare de se comparar a outras pessoas. Uma baixa auto-estima decorre do sentimento de sentir-se inferior aos outros. Por exemplo, se você fosse a única pessoa no mundo, você acha que poderia ter  uma baixa auto-estima? A auto-estima só entra em cena quando há outras pessoas à nossa volta e percebemos que somos inferiores. Não se preocupe com o que seu vizinho está fazendo. Perceba o que quer, daquilo que é capaz, e eventualmente o que tem de melhorar ou mudar para alcançar os seus objetivos ou sonhos. Ainda que todos nós possamos ter um tendência quase inata para a comparação, tente relativizar  o máximo que conseguir quando sentir que se está a comparar.  Podemos ter algumas pessoas que nos sirvam como modelo, mas se assim for, isso deverá servir para perceber em que deveremos trabalhar ou desenvolver para nos aproximarmos daquilo que queremos e não para nos depreciarmos. Certamente que se nos comparamos com alguém que nos serve de modelo, estaremos provavelmente alguns passos atrás. Se accionarmos uma visão construtiva e positiva iniciaremos um conjunto de ações, passo  a passo, pouco a pouco seguiremos para a obtenção do resultado desejado.


Auto Estima. Anorexic-apple
Ir para o topo Ir para baixo
Control




Mensagens : 236
Data de inscrição : 13/02/2014

Auto Estima. Empty
MensagemAssunto: Re: Auto Estima.   Auto Estima. I_icon_minitimeSex Mar 07, 2014 7:51 am

I love you 
Ir para o topo Ir para baixo
 
Auto Estima.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Sugestões para construir auto-confiança e auto-estima
» Auto Estima!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Maravilhas da Hisolofia :: OPEE-
Ir para: