Maravilhas da Hisolofia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Eleições na Rússia

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Leh Matos

Leh Matos


Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/04/2012
Idade : 28
Localização : Diadema, SP

Eleições na Rússia Empty
MensagemAssunto: Eleições na Rússia   Eleições na Rússia I_icon_minitimeSeg maio 07, 2012 11:40 am

Com a credibilidade abalada por denúncias de fraudes eleitorais, o primeiro-ministro russo Vladimir Putin venceu pela terceira vez as eleições presidenciais, ocorridas no último dia 4 de março. Ele está há 12 anos no poder, mas o novo mandato (agora de seis anos) é ameaçado por revoltas populares contra a corrupção no Kremlin.

Putin assume o poder em meio a manifestações públicas que atacam sua eleição e cobram providências do governo para evitar o agravamento dos efeitos da crise econômica internacional. Houve protestos no último sábado (5) e em dezembro, quando mais de 50 mil pessoas saíram às ruas de várias cidades russas levantando dúvidas sobre a vitória de Putin.

Na prática, Vladimir Putin nunca deixou o comando da Rússia. Ele foi presidente entre 2000 e 2008, período em que o crescimento econômico sustentou sua popularidade. Um veto constitucional, contudo, impediu que concorresse a um terceiro mandato. Ele então apoiou Dmitri Medvedev na sucessão presidencial e foi indicado para o cargo de primeiro-ministro. O objetivo era de, vencida a disputa presidencial deste ano, apenas “trocar de cadeiras” com Medvedev, que assumirá o posto do atual premiê.

E, como uma reforma na Constituição alterou o mandato presidencial de quatro para seis anos e Putin tem ainda o direito de se candidatar novamente em 2018, ele pode, teoricamente, permanecer no cargo por mais 12 anos (até 2024).

Os rumos políticos da Rússia, entretanto, podem mudar nos próximos anos. Em dezembro, após denúncias de fraudes nas eleições parlamentares, 90 mil russos foram às ruas de Moscou e outras cidades para protestar, enfrentando o inverno com temperaturas abaixo de zero. Na ocasião, o partido Rússia Unida, de Putin, saiu vitorioso, conquistando 238 das 450 cadeiras do parlamento.

Foram as maiores manifestações vistas no país desde o fim do regime comunista em 1991. Elas foram promovidas principalmente pela classe média – que cresceu na última década e hoje corresponde a 25% da população e 40% da força produtiva do país –, insatisfeita com os casos de corrupção na política. Putin reagiu acusando os Estados Unidos de incentivarem as agitações populares na Rússia.

Apesar da repercussão negativa, elegeu-se com 64% dos votos, amparado pela popularidade do governo e pela desarticulação da oposição. A vitória com mais de 50% dos votos impediu que a disputa fosse para o segundo turno. O líder do Partido Comunista, Gennady Zyuganov, foi o segundo candidato mais votado, com 17,19%.

Os resultados oficiais foram mais uma vez contestados por observadores internacionais e pela ONG Golos, que acusou irregularidades e uma vitória mais apertada do premiê russo, pouco mais de 50% dos votos. Há denúncias de que eleitores teriam depositado mais de uma cédula nas urnas.

Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin



Mensagens : 15
Data de inscrição : 12/04/2012

Eleições na Rússia Empty
MensagemAssunto: Re: Eleições na Rússia   Eleições na Rússia I_icon_minitimeQua maio 09, 2012 4:56 pm

Oi Letícia

Super atualidade.
Parabéns.
Bjs farao
Ir para o topo Ir para baixo
https://hisolofia.forumeiros.com
 
Eleições na Rússia
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» EUA VS RUSSIA ?
» Rússia torna obsoletos conceitos de defesa ocidentais
» Crise na Ucrânia: Um país dividido entre a Rússia e a União Europeia.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Maravilhas da Hisolofia :: Atualidades-
Ir para: