Maravilhas da Hisolofia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Os Principais Sociólogos

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Levijs




Mensagens : 13
Data de inscrição : 27/02/2013

Os Principais Sociólogos Empty
MensagemAssunto: Os Principais Sociólogos   Os Principais Sociólogos I_icon_minitimeSeg Fev 17, 2014 2:42 pm

Emile Durkheim

Emile

Durkheim é considerado um dos pais da sociologia moderna, sendo fundador da escola francesa. Seu método combina a pesquisa empírica com a teoria sociológica. Este sociólogo é amplamente reconhecido por ser um dos principais teóricos do conceito de coesão social. Forneceu definições acerca do que seria normal e do que seria patológico dentro de uma sociedade. Além disso, Durkheim foi extremamente importante para o fortalecimento da sociologia ao desenvolver além de trabalhos teóricos, obras que tratavam da divisão social do trabalho. Suas principais obras são “Regra do método sociológico”, “As formas elementares da vida religiosa”, “Da divisão social do trabalho”, entre diversas outras.

Karl Marx

Já Karl Marx, outro renomado sociólogo, embora tenha inúmeras outras áreas de atuação, teve também enorme influencia na sociologia. Seus escritos são importantíssimos para a área especialmente no que trata das relações sociais, de classe. Ele nos apresenta fortemente o que chama de luta de classes, e critica a organização capitalista da sociedade moderna, sendo também conhecido como fundador da doutrina comunista moderna. Karl Marx é hoje parte obrigatória dos estudos da área de humanas, não sendo diferente na Sociologia.

Max

Max é um renomado filósofo e sociólogo alemão. Este intelectual representa aquilo que ficou conhecido como a Escola de Frankfurt,uma escola de teoria social interdisciplinar neomarxista. Este intelectual judeu sofreu importante influencia do filósofo alemão Shopenhauer. Horkheimer delineia os principais traços da chamada teoria crítica a partir do marxismo, opondo-se a tudo que ele compreendia como teoria tradicional. Essa teoria, segundo ele, pretenderia ultrapassar o subjetivismo e o realismo típicos de uma concepção positivista. Em suma, essa teoria se lançava no intuito de fazer com que os homens passassem a protestar contra sua a aceitação e resignação frente às ordens estabelecidas.

Theodor Adorno

Theodor Adorno apresenta-se como outro expoente da Escola de Frankfurt. Também de origem judaica, Adorno destaca-se por ser reconhecido como sociólogo, filósofo, musicólogo e compositor. Seu pensamento é considerado um dos mais complexos de todoo século XX, e uma de suas mais importantes obras a “Dialética do esclarecimento”, escrita juntamente com Horkheimer, mostra-se como uma crítica da razão instrumental, fundada em uma interpretação de cunho negativo do iluminismo, e da logica cultural do sistema capitalista. É a partir dessas formulações que Adorno formula suas criticas a indústria cultural, uma de suas mais importantes e conhecidas teorias.

Jurgen Habermas

Jurgen Habermas, que atuou como assistente de Theodor Adorno, é outro grande nome da Sociologia. Mostra-se como herdeiro das discussões e teorias da Escola de Frankfurt, embora tenha procurado superar o pessimismo característico dos fundadores da Escola. Habermas, entre outras teorias, mostra-se um defensor de uma ética universalista, formalista e cognitivista, buscando assim garantira participação de todo interessado na vida publica e nas decisões. Para Habermas os princípios éticos independem de conteúdo.

Max Webe

Outro grande nome da Sociologia, considerado também como um dos fundadores da mesma, é Max Weber. Esse importante intelectual alemão é de grande influencia também para as áreas da economia, filosofia, administração, ciência política e direito. Sua principal obra é “A ética protestante e o espírito do capitalismo” onde iniciou suas reflexões acerca da sociologia da religião. Seus argumentos baseavam-se na crença de que a religião era uma das razoes pela qual o oriente e o ocidente desenvolviam-se de forma diversa,
ainda características particulares do protestantismo que teriam sido cruciais par ao advento do capitalismo, da burocracia e do estado racional nos países ocidentais.

Conclusões acerca dos mais conhecidos sociólogos do mundo

Assim pudemos ter uma breve noção do pensamento dos principais nomes da sociologia moderna, além de observar que seu pensamento influencia ainda hoje no desenvolvimento de estudos e teorias em diversas outras áreas. A formação múltipla desses homens faz com que seus conceitos e suas teorias ultrapassem todas as barreiras e tornem-se, na maioria das vezes, conhecimentos multidisciplinares e importantíssimos para a formação humana.
Ir para o topo Ir para baixo
Control




Mensagens : 236
Data de inscrição : 13/02/2014

Os Principais Sociólogos Empty
MensagemAssunto: Re: Os Principais Sociólogos   Os Principais Sociólogos I_icon_minitimeQui Fev 27, 2014 8:25 am

study 
Ir para o topo Ir para baixo
 
Os Principais Sociólogos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Grandes Sociólogos Brasileiros
» Os Maiores Sociólogos do Mundo
» O SURGIMENTO DOS PRIMEIROS SOCIÓLOGOS
» Os principais sociólogos do mundo Part3
» Os principais sociólogos do mundo Part2

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Maravilhas da Hisolofia :: Sociologia-
Ir para: