Maravilhas da Hisolofia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Sociologia Brasileira

Ir para baixo 
AutorMensagem
Gustavo Conceição Ribeiro




Mensagens : 10
Data de inscrição : 12/02/2014

Sociologia Brasileira  Empty
MensagemAssunto: Sociologia Brasileira    Sociologia Brasileira  I_icon_minitimeQua Mar 12, 2014 2:11 pm

Sociólogos do Brasil



Florestan Fernandes

Florestan Fernandes foi importantíssimo para o desenvolvimento de estudo sociológico em nosso país, isto porque sempre mostrou-se extremamente comprometido com estudos de perspectivas teórico-metodológicas esforçando-se no âmbito da fundamentação daSociologia enquanto ciência. Foi também crucial sua atuação no desenvolvimento e orientação de pesquisas do processo deindustrialização e mudanças sociais no Brasil.

Darcy Ribeiro

Darcy Ribeiro, antropólogo, escritor e politico brasileiro, desenvolveu trabalhos fundamentalmente nas áreas de educação, sociologia e antropologia. Sua principal obra “O Povo Brasileiro” traz impressões de um importantíssimo estudioso que observou durante muito tempo as características de nosso povo pensando sua formação e sua organização sócial. Darcy é muito conhecido também por seus trabalhos desenvolvidos a partir das temáticas voltadas para os povos indígenas, com riquíssimas observações e relatos antropológicos.
Gilberto Freyre

Gilberto Freyre é sem dúvida reconhecido como um dos maiores nomes da Sociologia no Brasil. Portugal, o mundo ibérico e a presença portuguesa nos trópicos frequentemente são temas de seus escritos, demostrando o papel desse povo na formação de civilizações modernas nos trópicos. Mais uma vez percebe-se o anseio da compreensão da formação da sociedade e dopovo brasileiro, principal questão que move os estudos dos precursores da Sociologia em nosso país.

Sergio Buarque de Holanda

Sergio Buarque de Holanda é reconhecido como um dos mais importantes historiadores brasileiros, mas demonstra também importante influencia e participação na área da Sociologia.  Um de seus principais trabalhos, intitulado “Raízes do Brasil” aborda aspectos centrais da formação da cultura brasileira e do processo de formação da sociedade, que como vimos, é a preocupação mais recorrente dos grandes sociólogos do Brasil. Nesta obra, mais uma vez aparece em lugar de destaque, a importância do legado português no Brasil e a dinâmica detransferências culturais que se dava entre metrópole e colônia.

Caio Prado Junior

Outro estudioso que se dedicou a esta temática tão cara à Sociologia Brasileira foi Caio Prado Junior que publicou a clássica obra “Formação do Brasil Contemporâneo” que deveria ser parte de uma coletânea dedicada a pensar justamente a evolução histórica brasileira desde o período colonial, tendo mais uma vez como tema central a formação da sociedade e do povo brasileiro desde a chegada dos portugueses.
Fernando Henrique Cardoso

Por fim, e não menos importante, Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil, é uma dos mais conhecidos sociólogos da contemporaneidade. Entre suas obras mais divulgadas estão diversos títulos que tratam de politica e governo, no entanto seu trabalho de cunho sociológico dava-se inicialmente na área voltada para a teoria do desenvolvimento econômico e das relações internacionais.  Foi também um dos ideólogos da corrente desenvolvimentista. Além disso atualmente é bastante conhecido por sua atuação em movimentos pro descriminalização das drogas.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Sociologia Brasileira
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» bandeira brasileira
» Sociologia, o que é?
» O que é Sociologia
» O que é "Sociologia"
» A Sociedade Brasileira na década de 1920 (Pedro e Rafael)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Maravilhas da Hisolofia :: Sociologia-
Ir para: