Maravilhas da Hisolofia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Fundação de Atenas

Ir para baixo 
AutorMensagem
Matheus Magalhães




Mensagens : 20
Data de inscrição : 13/02/2014

Fundação de Atenas Empty
MensagemAssunto: Fundação de Atenas   Fundação de Atenas I_icon_minitimeSáb Mar 15, 2014 11:59 am

Atenas é uma das mais antigas cidades da Grécia, fundada no século VIII a.C pelos Jônios, na região da Ática e sua história é bastante ligada a história da Grécia, sendo de fundamental importância desde os tempos da Grécia Antiga
Atenas na antiguidade era uma sociedade não militarista, em oposição a Esparta e se destacava das outras cidades gregas por ter adotado a democracia.
Apesar de os antigos habitantes de Atenas se considerarem Autóctones, eles na verdade resultam de uma lenta mistura de populações pré-helênicas realmente autóctones com populações helênicas, vindas principalmente da Iônia, sem histórico de conflitos ou conquistas violentas.
Sua posição geográfica deixou Atenas fora das correntes invasoras dóricas. Mais tarde sua população sofreu novamente influencia externa pela chegada gradual de estrangeiros, atraídos pela prosperidade comercial da cidade.
Inicialmente o governo era monárquico, o rei era indicado pelos eupátridas; Em dado momento os eupátridas destituíram o rei e colocaram em seu lugar um grupo de aristocratas, formando uma oligarquia.
Até cerca do século VIII a.C. a região não constituía uma unidade política, sendo dividida em pequenas comunidades. A união destas comunidades é associada à figura mitológica de Teseu. A colina conhecida como Acrópole passou então a ser a capital do novo estado.
Na origem lendária, a região da Ática era disputada entre Poseidon e Atena. Os deuses dariam a região aquele que desse aos habitantes o presente mais útil. Poseidon deu então uma fonte de água, e Atena o suplantou criando a oliveira. A cidade ganhou então seu nome do nome desta deusa.
Essa disputa entre os deuses parece estar ligada a uma mudança na população dominante da região em algum momento da sua história antiga.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Fundação de Atenas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Esparta e Atenas
» Historia da cidade de atenas
» A maior cidade da Grécia: Atenas
» Onde ir quando estive em Atenas!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Maravilhas da Hisolofia :: História-
Ir para: