Maravilhas da Hisolofia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Arte Fenícia - História da Arte

Ir para baixo 
AutorMensagem
CarolBSakae




Mensagens : 25
Data de inscrição : 07/02/2013

Arte Fenícia - História da Arte Empty
MensagemAssunto: Arte Fenícia - História da Arte   Arte Fenícia - História da Arte I_icon_minitimeDom Mar 16, 2014 7:45 pm

A arte fenícia refere-se à expressão artística dos Fenícios um povo semita do mundo antigo. Os Fenícios eram altamente civilizados (inventaram um sistema de escrita anterior ao alfabeto moderno) e eram hábeis comerciantes marítimos, chegando a fundar colônias através do Mediterrâneo, principalmente Cartago. Atingiram o auge do poderio entre 1200 e 800 a.C.. Foram conquistados pelos Persas no século VI a.C.
Sua arte mais típica é representada nos escaravelhos de jaspe verde, encontrados principalmente nos cemitérios cartagineses da Sardenha e de Ibiza. No período helenístico, destacaram-se na confecção de sofisticados sarcófagos de mármore e ficaram famosos como artistas e artesãos, mas poucos trabalhos em larga escala sobreviveram até nossos dias. No entanto, graças à sua atividade mercantil, os pequenos artefatos chegaram a se difundir pelo mundo mediterrâneo, muitos deles encontrados em escavações. Sobressaíram-se também na confecção de objetos de luxo, como jóias, estatuetas, garrafas de vidro e alabastro, caixas de marfim e recipientes de bronze. A representação mais antiga conhecida do alfabeto fenício foi a inscrição do sarcófago do rei Ahiram, de Biblos, que data no máximo do século XI a.C. Inscrições fenícias foram encontradas no Líbano, Síria, Israel, Chipre e diversas outras localidades até os primeiros séculos da Era Cristã. Os fenícios foram responsáveis por espalhar o uso de seu alfabeto por todo o mundo mediterrâneo.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Arte Fenícia - História da Arte
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Arte no Período da Pedra Lascada - História da Arte
» A Arte Grega - História da Arte
» Arte Islâmica - História da Arte
» Arte medieval ( História da Arte )
» A Arte Bizantina - História da Arte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Maravilhas da Hisolofia :: História-
Ir para: