Maravilhas da Hisolofia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Escolas filosóficas do período helenístico

Ir para baixo 
AutorMensagem
Lais Bastos




Mensagens : 32
Data de inscrição : 11/02/2013

Escolas filosóficas do período helenístico Empty
MensagemAssunto: Escolas filosóficas do período helenístico   Escolas filosóficas do período helenístico I_icon_minitimeDom Mar 16, 2014 8:02 pm

A palavra “helenística” deriva de helenismo, termo que corresponde ao período que vai de Alexandre Magno, o macedônico, até o da dominação romana (fim do séc. IV a. C. ao fim do séc. I d.C.). Alexandre foi o grande responsável por estender a influência grega desde o Egito até a Índia.
   A filosofia helenística corresponde a um desenvolvimento natural do movimento intelectual que a precedeu e torna a defrontar-se muitas vezes com temas pré-socráticos; porém, sobretudo ela é profundamente marcada pelo espírito socrático. A experiência com outros povos também lhe permitiu desempenhar certo papel no desenvolvimento da noção de cosmopolitismo, isto é, da ideia de homem como cidadão do mundo.
    As escolas helenísticas têm em comum a atividade filosófica, como amor e investigação da sabedoria, sendo esta um modo de vida. Elas não se diferenciavam muito na escolha da forma de sabedoria. Todas elas definiam a sabedoria como um estado de perfeita tranquilidade da alma. Nesse sentido, a filosofia é uma terapêutica dos cuidados, das angústias e da miséria humana, miséria resultante das convenções e obrigações sociais.
Escolas filosóficas do período helenístico Periodo%20helenistico
Ir para o topo Ir para baixo
 
Escolas filosóficas do período helenístico
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» istória da Filosofia, Pré-Socrática, Filosofia Clássica, Filosofia Pós-Socrática, Filosofia Medieval, Filosofia Moderna, Filosofia Contemporânea, sofistas, definição, principais filósofos, escolas filosóficas
» As Grandes Mentes Filosóficas Respondem: Por que o frango atravessou a rua?
» Filosofia nas Escolas!
» período arcaico
» Período Regencial.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Maravilhas da Hisolofia :: Filosofia-
Ir para: