Maravilhas da Hisolofia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Xenofobia Social

Ir para baixo 
AutorMensagem
Larissa Lourdes




Mensagens : 15
Data de inscrição : 14/02/2013

Xenofobia Social Empty
MensagemAssunto: Xenofobia Social   Xenofobia Social I_icon_minitimeDom Mar 16, 2014 8:51 pm

Xenofobia corresponde à fobia ou medo, um indivíduo que tem aversão a tudo aquilo que é novo (objeto ou pessoa). No sentido social, a xenofobia tem seu uso difundido para designar formas de preconceitos (racial, grupal, minorias nacionais ou culturais). A utilização desse termo traz controvérsias.

Atualmente, a xenofobia ocorre principalmente em países desenvolvidos, uma vez que os nativos não querem disputar uma vaga de trabalho com um imigrante. É comum a xenofobia ser relacionada com o preconceito de pessoas oriundas de outros países (especialmente os subdesenvolvidos), raças, culturas, costumes e etc. A xenofobia pode se manifestar também de outra maneira, quando um indivíduo evita o contato com pessoas de características diferentes, como as apresentadas.

A xenofobia pode surgir a partir de informações imprecisas e generalizadas sobre um determinado grupo social ou racial. Nesse sentido, a aversão não ocorre por motivo de medo, mas por falta de informação. Casos evidentes desse tipo de preconceito ocorrem quando, por exemplo, dizem que o asiático é sujo, todo mulçumano é terrorista, as pessoas negras não pensam, e assim por diante. Além de preconceitos oriundos de tipos de religiões, contra os homossexuais, ideais políticos, que são puramente intolerâncias sem nenhuma causa justa.

Na Europa há vários casos de xenófobos que agridem imigrantes e até colocam fogo em suas casas. A maioria dos países desenvolvidos teme que a chegada maciça de imigrantes possa provocar o surgimento de problemas sociais (desemprego, criminalidade, queda na qualidade de vida etc.), em razão disso, já existem até partidos xenófobos que lutam contra a entrada de imigrantes. Em suma, o xenofobismo aqui destacado tem como objetivo demonstrar o preconceito de origem, ou seja, pessoas de países ricos que possuem aversão a pessoas oriundas de países pobres ou em desenvolvimento.

Por exemplo, este anúncio (começo de 2012) de TV da União Europeia que foi retirado do ar graças à inúmeros protestos de internautas e da mídia, que o acusam de xenofobia, racismo e de estereotipar países como o Brasil, Índia, China e outros. No final do vídeo aparece escrito em inglês "Quanto mais somos, mais fortes somos".


E você? Considera o vídeo xenofóbico e racista, ou não?  Question
Ir para o topo Ir para baixo
 
Xenofobia Social
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Conceito de Xenofobia
»  O homem como ser social
» Questão social
» Desigualdade social
» Isolamento social

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Maravilhas da Hisolofia :: Sociologia-
Ir para: