Maravilhas da Hisolofia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Conceito de sociologia

Ir para baixo 
AutorMensagem
Matheus_miranda_1°medio




Mensagens : 13
Data de inscrição : 18/02/2014

Conceito de sociologia Empty
MensagemAssunto: Conceito de sociologia   Conceito de sociologia I_icon_minitimeDom Mar 16, 2014 8:58 pm

A sociologia é uma ciência que se dedica ao estudo dos grupos sociais (conjunto de indivíduos que convivem agrupados em diversos tipos de associações). Esta ciência analisa as formas internas de organização, as relações que os sujeitos mantêm entre si e com o sistema, e o grau de coesão existente na estrutura social. Pode-se dizer que a sociologia existe há muito tempo, já antes que se viesse a desenvolver enquanto ciência ou que cujo objecto de estudo se delimitasse. No século V a.C., Heródoto dedicou-se à realização de completas descrições dos povos e dos seus respectivos costumes.

A partir de diferentes métodos: o qualitativo, que inclui descrições detalhadas de situações, comportamentos e pessoas, e que também pode incluir o relato dos participantes, contado na primeira pessoa; e o método quantitativo, que é encarregue das características e variáveis podendo ser representadas por valores numéricos e que permitem procurar possíveis relações através da análise estatística.
No que diz respeito aos principais paradigmas sociológicos, destacaremos o funcionalismo (segundo o qual as instituições sociais são meios desenvolvidos colectivamente para satisfazer necessidades da sociedade), o marxismo (a teoria do conflito), o interaccionismo simbólico (em que se destaca o carácter simbólico da ação social), o estruturalismo e a teoria de sistemas.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Conceito de sociologia
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» O que é "Sociologia"
» O que é Sociologia
» Sociologia, o que é?
» A Sociologia
» O que é Sociologia?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Maravilhas da Hisolofia :: Sociologia-
Ir para: