Maravilhas da Hisolofia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 A Sociedade Espartana

Ir para baixo 
AutorMensagem
Bruna Piccoli




Mensagens : 25
Data de inscrição : 11/02/2013

A Sociedade Espartana  Empty
MensagemAssunto: A Sociedade Espartana    A Sociedade Espartana  I_icon_minitimeDom Mar 16, 2014 9:38 pm

A sociedade espartana estava dividida em três classes sociais: os espartanos ou esparciatas (que significa iguais), os Peri ecos ou provincianos e os ululas.Os espartanos, ou esparciatas, descendentes dos primitivos invasores dórios, formavam a classe dominante, e seus membros eram os únicos que gozavam de direitos políticos. Eram os cidadãos de Esparta. Para pertencer a essa classe, os indivíduos precisavam ter pais cidadãos, além de ter recebido a educação dispensada pelo Estado. Estavam impedidos de exercer qualquer atividade produtiva.
Para garantir o sustento dessa classe dominante, o Estado distribuía lotes de terras (kleros) , que eram cultivados por escravos, obriga dos a fornecer aos espartanos uma quantidade anual fixa de alimentos. O sustento dos esparciatas, portanto, dependia da conquista militar de terras e povos, os quais eram submetidos à escravidão. A dominação e a servidão de grupos com identidade cultural e étnica facilitava a explosão de revoltas entre os servos. Para refine lãs, os espartanos desenvolveram forte organização militar, passando a maior parte do tempo em acampamentos militares ou em guerras.
O espartano era, antes de tudo, um soldado, exercitado com rígida disciplina desde a infância. Tornava-se um guerreiro, convivendo com outros companheiros em acampamentos militares, ouvindo exortações sobre a coragem e outras virtudes guerreiras e auto infligindo-se punições por faltas cometidas. O cidadão espartano era mantido pelo Estado para o único e supremo propósito da guerra. Os Peri ecos, ou provincianos, formavam a camada intermediária, que era composta de homens livres, mas não cidadãos, habitantes das margens menos férteis do Rio Euro tas. Ali se dedicavam ao pastoreio, à agricultura, ao artesanato e ao comércio. Essas comunidades pagavam tributos aos espartanos e, em caso de guerra, eram convocadas para o exército.
Tudo leva a crer que eram descendentes das populações aqueias conquistadas pelos dórios. Os hilo tas eram escravos do Estado colocados à disposição dos cidadãos. A maior parte descendia das comunidades pré-helênicas conquistadas pelos dórios. Mais tarde, também foram rebaixados a esta categoria os espartanos que se recusaram a lutar na guerra de Esparta contra a Mexeria. Os hilo tas viviam em grupos familiares nos lotes de terras que o Estado havia dividido entre os espartanos e deveriam entregar uma renda em produtos ao senhor do lote. Além da agricultura, os hilo tas realizavam outras tarefas, como trabalhos domésticos, artesanato, comércio, trabalhos nas minas e oficinas do Estado, funções públicas e policiais. Também atuavam como soldados da infantaria em caso de guerra.
Ir para o topo Ir para baixo
 
A Sociedade Espartana
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» A Educação Espartana
» A sociedade estamental
» Sociedade do Antigo Egito
» Sociedade Feudal
» Nero e a sociedade

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Maravilhas da Hisolofia :: História-
Ir para: