Maravilhas da Hisolofia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Intolerância

Ir para baixo 
AutorMensagem
João D.




Mensagens : 18
Data de inscrição : 17/02/2014
Idade : 26

Intolerância Empty
MensagemAssunto: Intolerância   Intolerância I_icon_minitimeDom Mar 16, 2014 9:47 pm

O que é intolerância?

Intolerância é uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões.
Num sentido político e social, intolerância é a ausência de disposição para aceitar pessoas com pontos-de-vista diferentes. Como um constructo social, isto está aberto a interpretação. Por exemplo, alguém pode definir intolerância como uma atitude expressa, negativa ou hostil, em relação às opiniões de outros, mesmo que nenhuma ação seja tomada para suprimir tais opiniões divergentes ou calar aqueles que as têm. Tolerância, por contraste, pode significar "discordar pacificamente". A emoção é um fator primário que diferencia intolerância de discordância respeitosa
A intolerância pode estar baseada no preconceito, podendo levar à discriminação. Formas comuns de intolerância incluem ações discriminatórias de controle social, como racismo, sexismo, homofobia, heterossexismo, etaísmo (discriminação por idade), intolerância religiosa e intolerância política. Todavia, não se limita a estas formas: alguém pode ser intolerante a quaisquer ideias de qualquer pessoa.


 Intolerância hoje

A tecnologia veio, com uma promessa de permitir mais tempo às pessoas, ou seja, uma qualidade de vida melhor, mais junto à família, mais tempo para descanso, mais tempo para o estudo e afins. Sim, realmente as pessoas têm mais tempo, pois muitas delas estão desempregadas.

Será que é a tecnologia que propos isso ou a falta de entendimento, a ganância do homem, em conseguir muito mais dinheiro com muito menos (pessoas). Mas esta é uma discussão para outra ocasião.

Ontem, hoje e com certeza, amanhã vemos as pessoas correndo nas ruas, não têm tempo para suas famílias, o tempo é apertado entre a saída do trabalho e a entrada em um curso, faculdade etc.
Vemos as pessoas impacientes, quando acionam a tecla ENTER de seu computador, e o sistema “demora” em responder. Mas será que ele demora ou é a nossa impaciência? O que antes demorava 3 segundos, agora demora 1,5 segundos e com os novos sistemas e o hardware cada vez mais rápido, a tendência é diminuir. Mas o que será que exigiremos quando este valor estiver abaixo de 0,5 segundos?

Vemos a intolerância a erros, dentro das empresas, onde muitas vezes o funcionário, estressado, trabalhando sob pressão, deixa de colocar um dado no relatório, ou deixa de fazer um processo importante, porque esqueceu,  ou não cumpriu um prazo e o cliente está ameaçando ir em busca da concorrência. Perfeição, só divina.
No mesmo dia você é um herói, ou seja, de manhã, e a tarde, é o culpado até pela crise do petróleo. A sociedade da intolerância, quer buscar culpados para tudo que acontece na empresa ou em qualquer outro lugar, quer tudo para ontem, quer tudo certo logo, sempre! Esta é a sociedade que quer fazer tudo que o cliente pede, sem limites, sem saber se ao menos tem condições internas para atender a estas demandas, e depois os funcionários é que são sacrificados, por causa de um gerente imediatista, sem metodologia, sem o mínimo de planejamento.

Temos a tecnologia, com sistemas informatizados modernos, técnicas modernas de desenvolvimento, técnicas modernas de administração e afins. Temos os sistemas de gestão integrados, que integram a empresa como um todo, permitindo um fluxo da informação otimizado, rápido, seguro, organizado, mas mesmo assim vemos as pessoas trabalhando até tarde, criando ainda, em suas moradias, simples endereços postais, porque ali, não reside mais uma família e sim hospedes, que chegam tarde e levantam cedo.
É a intolerância, o tudo para ontem, que faz as organizações deixar de lado as metodologias e afins, para dar lugar aos bombeiros, ou seja, as pessoas que trabalham apagando incêndio, vivem o dia a dia fazendo isso.

Hoje, qualquer erro ou omissão, é motivo para um gerente, coordenador e outros palpiteiros organizacionais, sairem dizendo: “seu emprego já era, será mandado embora...”. Se acham benfeitores, que dádiva de dar e tirar empregos, sendo que muitas vezes, são funcionários iguais a nós, e o que tem de diferente é um substantivo “gerente”, “diretor” e afins. Dar emprego não é favor, já que colocados nossa força, seja física ou intelectual, na empresa.

intolerância sec. XXI
Ir para o topo Ir para baixo
 
Intolerância
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Maravilhas da Hisolofia :: Sociologia-
Ir para: