Maravilhas da Hisolofia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Protestos na Venezuela e Revolução Bolivariana.

Ir para baixo 
AutorMensagem
Núbia

Núbia


Mensagens : 15
Data de inscrição : 18/02/2014
Idade : 27
Localização : São Bernardo do Campo

Protestos na Venezuela e Revolução Bolivariana. Empty
MensagemAssunto: Protestos na Venezuela e Revolução Bolivariana.   Protestos na Venezuela e Revolução Bolivariana. I_icon_minitimeQui Abr 03, 2014 9:25 pm

Os protestos no início de 2014 têm trazido à tona os debates e a possível continuidade da Revolução Bolivariana na Venezuela.

A Venezuela verificou no mês de fevereiro de 2014 uma série de protestos que tomou as ruas de várias cidades do país, contando com milhares de pessoas, de oposição e de apoio ao governo do presidente Nicolás Maduro. Houve ainda a construção de barricadas em diversas localidades, que impediam o deslocamento de pessoas e veículos, além de haver ataques a prédios públicos.

Motivos dos protestos
Os protestos iniciaram-se no começo de fevereiro de 2014 por estudantes da cidade andina de San Cristóbal e alastraram-se pelo país. Os motivos iniciais seriam os problemas decorrentes dos altos índices de criminalidade e também da possível repressão das forças policiais contra os protestos.

Porém, com o passar dos dias, as manifestações voltaram-se contra a situação econômica do país, marcada pela falta de bens de consumo individuais e por uma inflação que alcançou o patamar de 56% em 2013.

Revolução Bolivariana
Ao assumir o cargo no ano seguinte, Chávez iniciou o que ele próprio denominou de Revolução Bolivariana, pretendendo construir com essa revolução o chamado socialismo do século XXI. Nicolás Maduro assumiu o poder em 2013, após ser indicado como sucessor pelo próprio Chavéz e ser eleito em abril do mesmo ano. Tal processo intensificou as tensões sociais no país, principalmente pelo fato de Chávez declarar o interesse em acabar com os privilégios das classes dominantes da Venezuela, buscando governar para os mais pobres.

Hugo Chávez tinha como programa de governo o combate à pobreza, a nacionalização do petróleo, a reforma agrária, a união latino-americana e o enfrentamento ao imperialismo. Seus defensores apontam uma série de medidas sociais que beneficiou as camadas mais pobres da população, como a erradicação do analfabetismo, o aumento substancial do salário mínimo, a diminuição da desigualdade social, melhorias na saúde pública, a criação de organizações comunitárias de participação popular e várias outras medidas.

Situação Atual
É por esses motivos que os defensores do presidente Nicoláz Maduro apontam que o crescimento das manifestações em 2014 está relacionado com uma tentativa de novo golpe, já que os opositores do presidente estariam esperando que as dificuldades econômicas e sociais pelas quais passa o país criassem as condições propícias para pôr fim à Revolução Bolivariana. As denúncias de limitação à atividade da imprensa, do aumento da criminalidade e dos problemas de abastecimento seriam decorrentes das políticas adotadas nos 15 anos de chavismo. A aproximação com Cuba levou os opositores de Maduro a afirmarem que há uma ditadura nos moldes cubanos no país.

Entretanto, defensores do regime apontam o grande número de eleições e referendos populares para afirmar o caráter democrático do regime. A imensa maioria dos grupos de comunicação é de propriedade privada e contrária ao regime. A crise de abastecimento seria também decorrente de um boicote internacional e também dos grandes comerciantes do país, segundo os chavistas.

A imprensa internacional, principalmente a dos EUA, estaria também criando uma imagem de instabilidade política e social no país para assim legitimar uma intervenção internacional caso a situação se torne ainda mais caótica.

Porém, há possibilidades de resolução eleitoral em 2016, quando haverá eleições legislativas e será possível convocar um referendo para avaliar o governo de Maduro, bem como sua continuidade ou não.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Protestos na Venezuela e Revolução Bolivariana.
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Maravilhas da Hisolofia :: Atualidades-
Ir para: