Maravilhas da Hisolofia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Principais filosofos do mundo

Ir para baixo 
AutorMensagem
gabrieljorge




Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/02/2014

Principais filosofos do mundo Empty
MensagemAssunto: Principais filosofos do mundo   Principais filosofos do mundo I_icon_minitimeTer Abr 15, 2014 12:57 pm

Abelardo, Pedro
(1079 - 1142). Filósofo francês. Um dos lógicos mais influentes e teólogos medievais. Cerca de 1113, enquanto a ensinar teologia em Paris, Abelardo se apaixonou por sua Heloise estudante, a quem se casou secretamente, ele foi condenado por uma heresia, porque poucos anos depois de sua nominalist opiniões sobre os universais.
Anaxágoras
(C. 500-428 aC). Filósofo grego que Presocratic disse ter feito o centro de Atenas filosofia e de ter sido professor de Sócrates, ele rejeitou a teoria dos quatro elementos de Empédocles e avançado em vez de um número infinito de partículas únicas que todos os objetos são compostos.
Anselmo, St.
(1033-1109). Teólogo e monge italiano Scholastic, que se tornou arcebispo de Canterbury. St. Anselm fundada Escolástica, integrado lógica aristotélica em teologia, e acreditava que a razão ea revelação são compatíveis. Ele é mais famoso por seu influente argumento ontológico da existência de Deus.
Aquino, São Tomás
(1225 - 74). O maior pensador da Escola Scholastic. Suas idéias foram, em 1879, tornou a filosofia oficial católica. Ele incorporou idéias em grego cristianismo, mostrando o pensamento de Aristóteles para ser compatível com a doutrina da igreja. Em seu sistema, razão e fé (revelação) formam dois reinos separados, mas harmoniosa cujo complemento verdades, em vez de se opor a um outro. Ele apresentou provas influente filosófica para a existência de Deus.
Aristóteles
(384 - 322 aC). Filósofo grego, cientista, lógico, e estudante de muitas disciplinas. Aristóteles estudou com Platão e tornou-se o tutor de Alexandre, o Grande. Em 335 ele abriu o Auditório, uma grande escola filosófica e científica, em Atenas. Aristóteles enfatizou a observação da natureza e analisadas todas as coisas em termos de "as quatro causas." Na ética, ele salientou que a virtude é uma média entre os extremos e que a maior meta do homem deve ser o uso de seu intelecto. A maioria das obras de Aristóteles foram perdidos para a civilização cristã através do quinto ao décimo segundo séculos.
Agostinho de Hipona, Santo
(354 - 430). O maior dos pais da Igreja Latina e, possivelmente, o mais influente pensador cristão depois de St. Paul. Santo Agostinho enfatizou a necessidade do homem de graça. Confissões e Cidade de Deus foram muito influentes.
Averroes
(1126 - 98). Espanhol-nascido filósofo árabe, advogado, médico e cujos comentários detalhados sobre Aristóteles foram influentes para mais de 300 anos. Ele enfatizou a compatibilidade entre fé e razão, mas acreditava que o conhecimento filosófico a ser derivada da razão. A Igreja condenou sua opinião.
Avicena
(980-1037). Filósofo medieval islâmico nascido na Pérsia. Sua interpretação de Aristóteles Neoplatonist grandemente influenciado filósofos medievais, incluindo São Tomás de Aquino. Avicena era também um médico, seus escritos sobre medicina foram importantes durante quase 500 anos.
Bacon, Sir Francis
(1561 - 1626). Estadista Inglês, ensaísta e filósofo, um dos grandes precursores da tradição do empirismo britânico e da crença na importância do método científico. Ele enfatizou o uso do raciocínio indutivo na busca do conhecimento.
Boécio
(C. 475-535). Estadista romano, filósofo e tradutor de Aristóteles, cuja Consolação da Filosofia (escrito na prisão) foi amplamente lido em toda a Idade Média, e mostrou o papel da razão em face do infortúnio e era o elo entre os filósofos antigos e os escolásticos.
Descartes, René
(1596 - 1650). Filósofo e cientista francês, considerado o pai da moderna investigação filosófica. Descartes tentou estender método matemático para todo o conhecimento em sua busca de certezas. Descartando o apelo à autoridade medieval, que começou com "dúvida universal," achar que a única coisa que não poderia haver dúvidas quanto era seu próprio pensamento. O resultado foi o seu famoso "Cogito ergo sum," ou "eu penso, logo existo".
Dewey, John
(1859 - 1952). Levando-americano filósofo, psicólogo, teórico e pedagógico. Dewey desenvolveu as opiniões de Charles S. Peirce (1839 - 1914) e William James em sua própria versão de pragmatismo. Ele enfatizou a importância do inquérito em adquirir conhecimentos e atacou a visão de que o conhecimento é passiva.
Hegel, Georg Wilhelm Friedrich
(1770 - 1831). Filósofo alemão idealista cujo sistema de metafísica era muito influente, que foi baseado em um conceito do mundo como um único organismo por desenvolver sua própria lógica interna através de trios de fases chamada "tese, antítese e síntese" e, gradualmente, vindo a incorporar razão. Hegel realizada a monarquia de ser o maior desenvolvimento do Estado.
Heidegger, Martin
(1889 - 1976). Filósofo alemão que estudou com Husserl. Própria filosofia de Heidegger, que foi influenciado por Kierkegaard, enfatizou a necessidade de entender "estar", especialmente as únicas formas que os seres humanos agem e relacionam com o mundo.
Hobbes, Thomas
(1588 - 1679). Inglês materialista e empirista, um dos fundadores da filosofia política moderna. No Leviatã, Hobbes afirmou que, porque os homens são egoístas por natureza, um poderoso governante absoluto é necessário. Em um "contrato social", os homens concordam em desistir muitas liberdades pessoais e aceitar essa regra.
Hume, David
(1711 - 76). British empirista cujos argumentos contra as provas da existência de Deus ainda são influentes. Hume considerou que convicções morais não têm qualquer base na razão, mas baseiam-se exclusivamente sobre personalizado.
James, William
(1842 - 1910). Filósofo e psicólogo americano, um dos fundadores do pragmatismo, e um dos pensadores mais influentes de sua época. James visualizadas consciência como realidade moldar activamente, definiu a verdade como "o expediente" modo de pensar, e considerou que as idéias são ferramentas para orientar nossas ações futuras, em vez de reproduções de nossas experiências passadas.
Kant, Immanuel
(1724 - 1804). Filósofo alemão, possivelmente o mais influente dos tempos modernos. Ele sintetizou Leibniz do racionalismo e ceticismo de Hume em sua "filosofia crítica": ideias que não se conformam com o mundo externo, mas sim o mundo pode ser conhecido somente na medida em que está em conformidade com a estrutura da própria mente. Kant afirmou que a moralidade exige uma crença em Deus, a liberdade ea imortalidade, embora estes possam ser comprovadas cientificamente, nem pela metafísica.
Kierkegaard, Soren
(1813 - 55). Filósofo dinamarquês, pensador religioso, e extraordinariamente influente fundador do existencialismo. Kierkegaard, considerou que "a verdade é subjetividade", que a religião é uma questão individual, e que a relação do homem com Deus requer sofrimento.
Leibniz, Gottfried Wilhelm
(1646-1716). Filósofo alemão, diplomata, e matemático, uma das grandes mentes de todos os tempos. Leibniz era um inventor (com Sir Isaac Newton) do cálculo e um antepassado da moderna lógica matemática. Ele sustentava que todo o universo é um grande sistema de manifestar o plano de Deus.
Locke, John
(1632 - 1704). Altamente influente fundador do empirismo britânico. Locke acreditava que todas as idéias vêm à mente com a experiência e que nenhum são inatas. Ele também declarou que a autoridade deriva apenas do consentimento dos governados, uma visão que influenciaram profundamente a Revolução Americana e da redação da Constituição dos EUA.
Maquiavel, Niccolo
(1469 - 1527). Estadista renascentista italiano e escritor político. Em O Príncipe, um dos livros mais influentes políticos dos tempos modernos, Maquiavel argumenta que qualquer ato de um governante destinados a obter e manter o poder é admissível. O maquiavélico termo é usado para se referir a qualquer táctica política que são astúcia e poder-orientado.
Maimonides
(1135-1204). Espanhol-nascido filósofo judeu e pensador medieval. Maimonides tentou sintetizar o pensamento aristotélico e judaica. Suas obras tiveram enorme influência no pensamento cristão e judeu.
Marx, Karl
(1818 - 83). Pensador revolucionário alemão, filósofo social e economista. Suas idéias, formuladas com Engels, lançou as bases para o socialismo do século XIX e do século XX o comunismo. Embora inicialmente Marx foi influenciado por Hegel, ele logo rejeitou o idealismo de Hegel em favor do materialismo. Seu Manifesto Comunista e Das Kapital estão entre os escritos mais importantes dos últimos 200 anos.
Mill, John Stuart
(1806 - 73). Inglês filósofo empirista, lógico, economista e reformador social. Seu Sistema de Lógica descritas as regras básicas para todo o raciocínio científico. Como estudante de Jeremy Bentham, que ele elaborou sobre ética utilitarista, em On Liberty, ele apresentou um fundamento para a santidade dos direitos individuais contra o poder de qualquer governo.
Moore, a GE (George Edward)
(1873 - 1958). Filósofo britânico destacou que o "senso comum" de ver a realidade dos objetos materiais. Na ética, Moore declarou que Deus é um conhecido diretamente pela qualidade moral ea intuição de que é uma falácia para tentar defini-lo em termos de qualquer outra coisa.
Mais, Sir Thomas
(1478-1535). Um líder humanista e estadista Renascença, Lorde Chanceler da Inglaterra. Mais foi decapitado por se recusar a aceitar o rei como chefe da Igreja. Influenciado pelo pensamento grego, ele acreditava na reforma social e desenhou uma figura ideal de um Estado pacífico, em sua Utopia.
Nietzsche, Friedrich Wilhelm
(1844 - 1900). Filósofo alemão, filólogo e poeta. Como um moralista, ele rejeitou os valores cristãos e defendeu uma "Superman", que iria criar uma nova afirmação de vida, ética heróica pela sua "vontade de poder".
Pascal, Blaise
(1623 - 62). Filósofo francês, matemático, cientista e teólogo. Sua póstuma Pensées ("Pensamentos") argumenta que a razão é por si só insuficiente para as necessidades espirituais do homem e não pode levar o homem a Deus, que só pode ser conhecido através da compreensão mística.
Platão
(C. 428 -. C 348 aC). Ateniense pai da filosofia ocidental e aluno de Sócrates, cuja morte após ele viajou muito. No regresso a Atenas, fundou uma academia, onde lecionou até que ele morreu. Seus escritos são na forma de diálogos entre Sócrates e outros atenienses. Muitas das opiniões de Platão são as estabelecidas na República, onde um estado ideal postulados filósofo reis, especialmente treinados para os mais altos níveis de conhecimento matemático e moral. Outras obras de Platão analisados ​​virtudes morais, a natureza do conhecimento, e da imortalidade da alma. Seus pontos de vista sobre cosmologia fortemente influenciado os próximos dois mil anos de pensamento científico.
Plotino
(205 - 270). Egípcio-nascido fundador do neoplatonismo, que sintetizou as idéias de Platão e outros filósofos gregos. Plotino todos acreditavam realidade é causada por uma série de desabafos (chamado emanações) a partir da fonte divina. Apesar de não ser ele próprio um cristão, ele foi uma grande influência sobre o cristianismo.
Rousseau, Jean Jacques
(1712 - 78). Swiss-pensador francês, nascido em Genebra. Rousseau foi enormemente influente na filosofia política, teoria da educação, e do movimento romântico. Em O Contrato Social (1762), ele governos vistos como sendo expressões do povo da "vontade geral", ou homens da escolha racional para o bem comum. Rousseau enfatizou bondade natural do homem.
Russell, Bertrand
(1872 - 1970). Filósofo Inglês e lógico influente como um agnóstico e um pacifista. Primeiros trabalhos com Alfred North Whitehead deu à luz a lógica moderna. Russell mudou suas opiniões inúmeras vezes, mas sempre procurou estabelecer filosofia, especialmente epistemologia, como uma ciência.
Santayana, George
(1863 - 1952). Hispano-americano nascido filósofo e poeta, um estudante de William James. Santayana tentou conciliar o platonismo eo materialismo, estudou como funciona a razão, ea "fé animal", ou impulso, a ser a base da razão e crença.
Sartre, Jean-Paul
(1905 - 80). Filósofo francês, romancista e dramaturgo, um dos fundadores do existencialismo. Sartre era marxista através de grande parte de sua vida. Ele declarou que o homem está "condenado a ser livre" e para assumir a responsabilidade de fazer escolhas livres.
Schopenhauer, Arthur
(1788 - 1860). Filósofo pós-kantiano alemão que declarou que vai embora irracional é a força motriz nos assuntos humanos, está condenado a não estar satisfeito. Ele acreditava que a arte só poderia oferecer e contemplação escapar do determinismo e do pessimismo. Schopenhauer fortemente influenciado Nietzsche, Freud Tolstoi, Proust e Thomas Mann.
Scotus, João Duns
(C. 1266-1308). Filósofo escocês-nascido Scholastic que tentou integrar idéias aristotélicas na teologia cristã. Escotista enfatizou que todas as coisas dependem não apenas no intelecto de Deus, mas na vontade divina também.
Smith, Adam
(1723 - 1790). Economista e filósofo escocês. Ele acreditava que, se o governo deixou o mercado para seus próprios dispositivos, uma "mão invisível" seria uma garantia de que os resultados iriam beneficiar a população. Smith tem tido enorme influência sobre economistas para os dias de hoje.
Sócrates
(464 - 399 aC). Filósofo ateniense que alegadamente anotou nenhum de seus pontos de vista, supostamente de sua crença de que a escrita distorce ideias. Seu chefe aluno, Platão, é a principal fonte de conhecimento do que se sabe de sua vida. Sócrates atenienses questionado sobre suas crenças morais, políticos e religiosos, como descrito nos diálogos de Platão; questionar sua técnica, chamada dialética, influenciou muito a filosofia ocidental. Sócrates é acusado de ter dito que "a vida não examinada não vale a pena viver." Em 399 aC, ele foi levado a julgamento sob a acusação de corromper a juventude religiosa e heresia. Sentenciado a morrer, ele bebeu veneno.
Espinosa, Bento (Baruch)
(1623 - 77). Holandês-nascido filósofo expulso da comunidade judaica de Amesterdão por heresia em 1656, ele foi atacado por teólogos cristãos, 14 anos depois. Em Ética, Spinoza apresenta seus pontos de vista em um sistema matemático de raciocínio dedutivo. A proponente do monismo, ocupou, ao contrário de Descartes, que mente e corpo são aspectos de uma única substância, que chamou de Deus ou a natureza.
Voltaire (François Marie Arouet)
(1694 - 1778). Filósofo francês, ensaísta e historiador, um dos maiores pensadores do Iluminismo. Um deísta que era anti-cristã, Voltaire amplamente defendida tolerância de idéias liberais e apelou à acção social positiva. Cyandide seu romance é uma paródia do otimismo de Leibniz.
Whitehead, Alfred North
(1861 - 1947). Filósofo e matemático britânico que trabalhou com Bertrand Russell. Whitehead tentou integrar Física do século XX em uma metafísica da natureza.
Guilherme de Ockham (Occam)
(C. 1285 -. C 1349). Monge franciscano e teólogo e filósofo Inglês importante. Em seu nominalismo, ele se opôs muito do pensamento de São Tomás de Aquino e do aristotelismo medieval, ele também rejeitou o poder do Papa na esfera secular.

Citações famosas

Jeremy Bentham (1748 - 1832): "A maior felicidade do maior número é o fundamento da moral e da legislação."
Confúcio (551 - 479 aC): "Espere fidelidade e sinceridade como primeiros princípios."
René Descartes (1596 - 1650): "Cogito, ergo sum" (latim para "Penso, logo existo").
Thomas Hobbes (1588 - 1679): "A vida de um homem (em um estado de natureza) é solitária, pobre, sórdida, brutal e curta".
Immanuel Kant (1724 - 1804): "A felicidade não é um ideal da razão, mas da imaginação."
John Locke (1632 - 1704): "Sem o conhecimento do homem aqui pode ir além de sua experiência."
Nicolau Maquiavel (1469 - 1527): ". Deus não está disposto a fazer tudo, e assim tirar a nossa livre vontade e que compartilham da glória que nos pertence"
John Stuart Mill (1806-1873): "A liberdade consiste em fazer o que se deseja."
Platão (428 - 348 aC): "A vida é irreflectida que não vale a pena viver."
Bertrand Russell (1872 - 1970): "É indesejável que acreditam que uma proposição quando não há base alguma para supor que seja verdade."
Sêneca (c. 4 aC - 65 dC): "Mesmo enquanto que ensinam, aprendem os homens."
Sócrates (c. 470 - 399 aC): ". Há apenas um conhecimento, bom e um mal, a ignorância"
Voltaire (1694 - 1778): "Se Deus não existisse, seria preciso inventá-lo".
Ir para o topo Ir para baixo
 
Principais filosofos do mundo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Os Grandes Filósofos
» Grandes Filósofos
» Grandes Filósofos da História
» Algumas frases de filósofos
» Alguns famosos filósofos antigos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Maravilhas da Hisolofia :: Filosofia-
Ir para: