Maravilhas da Hisolofia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Depois do ensino médio

Ir para baixo 
AutorMensagem
Beatriz_mayara




Mensagens : 18
Data de inscrição : 06/06/2013

Depois do ensino médio  Empty
MensagemAssunto: Depois do ensino médio    Depois do ensino médio  I_icon_minitimeQua Abr 16, 2014 2:49 pm

O que fazer no primeiro ano depois do fim do Ensino Médio? Parece que a trajetória já está traçada: o jovem termina o Ensino Médio, presta o vestibular, ingressa na universidade, procura um estágio e pronto - foi dada a largada para a sua vida profissional. Mas esse passo a passo aparentemente óbvio nem sempre é o ideal. É preciso avaliar caso a caso: pode ser que o adolescente se beneficie de um intervalo entre a escola e o curso superior ou, dependendo da situação familiar, que a entrada para o mercado de trabalho seja a melhor opção no momento.
O importante, porém, é que esse rito de passagem não passe em branco - mesmo que não mude de cidade para estudar ou estreie a carteira profissional, o jovem deve ganhar mais deveres. A maioridade, afinal, traz responsabilidades. "Muitos pais costumam proteger os adolescentes da parte chata da vida, por isso eles acabam ficando infantilizados", observa Claudia Vidal Affonso, psicóloga e psicanalista de São Paulo. "E faz parte da adolescência só querer a parte boa: a liberdade trazida pela idade, mas não as obrigações", completa.
E quais seriam essas obrigações? Usar o carro para fazer um favor para os pais e não só para passear com os amigos é um exemplo. Ajudar na arrumação da casa é outro. Mas, certamente, o maior de todos - e mais assustador - não dá para driblar: a escolha da profissão.
Bem, não dá para driblar, mas é possível (e muitas vezes recomendável) esperar um pouco para que essa decisão seja bem tomada. Um ano de intervalo entre o Ensino Médio e a faculdade não é nenhuma tragédia, longe disso - pode ser o tempo necessário de que o adolescente precisa para amadurecer um pouquinho mais e encarar o curso superior com mais seriedade.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Depois do ensino médio
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Princípios do ensino e finalidades da educação

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Maravilhas da Hisolofia :: OPEE-
Ir para: