Maravilhas da Hisolofia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Sociologia Weberiana

Ir para baixo 
AutorMensagem
Nadyr Neta




Mensagens : 10
Data de inscrição : 08/04/2013

Sociologia Weberiana Empty
MensagemAssunto: Sociologia Weberiana   Sociologia Weberiana I_icon_minitimeQua Abr 16, 2014 5:50 pm

AÇÃO SOCIAL

A sociologia é para Weber:"a ciência que pretende entender, interpretando-a , a ação social, para, dessa maneira explica-la causalmente em seu desenvolvimento e efeitos."

O conceito de ação social pode ser definido como uma conduta humana como omissão, permissão dotada de um significado subjetivo dado por quem o executa.

A explicação sociológica busca a compreensão do sentido; explicar é captar e interpretar a conexão de sentido em que se inclui uma ação.

Pode-se dizer que as ações serão tanto mais previsíveis quanto mais racionais. Weber trabalha com uma elaboração limite, que é chamado de tipos puros ou ideais. Ele constrói quatro tipos puros de ação social: ação racional com relação a fins, ação racional com relação a valores, ação tradicional e a ação efetiva.

Racional com relação a fins: é quando para atingir um objetivo se lança mão de alguns meios necessários.

Racional com relação a valores: é quando o agente orienta-se por fins últimos, agindo de acordo com suas próprias convicções.

Tradicional: é quando a conduta não tem qualquer motivação racional.

Afetiva: quando o sujeito pratica uma ação inspirada em suas emoções imediatas.

O sociólogo deve compreender o sentido que um sujeito atribui à sua ação e seu significado social.

É necessário distinguir uma ação propriamente social de dois modos de conduta simplesmente reativos, sem caráter social e cujo sentido não se conecta às ações do outro, a saber:

Ação Homogênea: executada por muitas pessoas juntas ao mesmo tempo.

Ação proveniente de uma imitação: à medida que o sujeito não orienta sua conduta pelo comportamento dos outros, não se pode identificar uma relação de sentido representado, pois, um caso limite da ação social.

RELAÇÃO SOCIAL

Podemos citar como exemplos de ações sociais a hostilidade, amizade, trocas comerciais, concorrência econômica, relações eróticas e políticas. Ao se envolver em alguma dessas situações o indivíduo toma por referência certas expectativas que possui da ação do outro ou outros aos quais se refere.

As relações sociais estão dotadas de "conteúdo significativo" embora não tenham que ter correspondência no que diz respeito ao conteúdo.

Uma relação social pode ser também efêmera ou durável, isto é, ter ou não continuidade, ser ou não persistente e mesmo mudar radicalmente de sentido durante seu curso.

Weber refere-se ao conteúdo comunitário de uma relação social, fundado num sentimento subjetivo de pertencimento mútuo que se dá entre as partes envolvidas e com base no qual a ação esta reciprocamente referida.

DIVISÃO DO PODER NA COMUNIDADE: CLASSES, ESTAMENTOS E PARTIDOS

Partindo do princípio geral de que só as consciências individuais são capazes de dar sentido à ação social, Weber estabeleceu conceitos referentes ao plano coletivo: classe, estamento, partido.

Pessoas que tem a mesma posição econômica, no que se refere à propriedade ou não de bens ou de habilitações, encontram-se numa determinada situação de classe.

Weber diz que falamos de classe quando: é comum a um certo número de pessoas um componente causal específico tal que esteja representado exclusivamente por interesses lucrativos em condições determinadas pelo mercado.

Em oposição à classe, os estamentos são normalmente comunidades de caráter amorfo, e a situação é de todo componente típico
Ir para o topo Ir para baixo
 
Sociologia Weberiana
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» O que é sociologia?
» O que é Sociologia?
» O que e Sociologia?
» O que é "Sociologia"
» O que é Sociologia

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Maravilhas da Hisolofia :: Sociologia-
Ir para: