Maravilhas da Hisolofia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Significado de Sociologia

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Gustavo Pereira




Mensagens : 14
Data de inscrição : 14/02/2014

Significado de Sociologia Empty
MensagemAssunto: Significado de Sociologia   Significado de Sociologia I_icon_minitimeQui Abr 17, 2014 8:46 am

Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade.

É uma ciência que pertence ao grupo das ciências sociais e humanas. O objeto de estudo da sociologia engloba a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas internas de estrutura (as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas, as leis), os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais.

A sociologia estuda as relações formais e conceptuais da vida nas sociedades presentes e históricas. Ao tratar dos fatos e das realidades, não estabelece normas dos estados sociais e das propriedades e modos de conduta humanos, pois isto compete à filosofia e ética sociais. O termo sociologia foi consagrado por A. Comte, embora o conceito seja fruto do pensamento sócio-filosófico do iluminismo (por exemplo: em Montesquieu e Hobbes) e no idealismo alemão (por exemplo: Hegel).

A sociologia abrange várias áreas, existindo sociologia comunitária, sociologia econômica, sociologia financeira, sociologia política, sociologia jurídica, sociologia do trabalho, sociologia familiar, etc.

Através das pesquisas sobre os fenômenos que se repetem nas interações sociais, os sociólogos observam os padrões comuns para formularem teorias sobre os fatos sociais. Os métodos de estudo da sociologia envolvem técnicas qualitativas (descrição detalhada de situações e comportamentos) e quantitativas (análise estatística).

A sociologia surgiu no século XVIII como disciplina de estudo sobre as consequências de dois grandes acontecimentos, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, que causaram profundas transformações econômicas, políticas e culturais na sociedade daquele período.

O termo sociologia foi utilizado primeiramente com o filósofo francês Auguste Comte no seu Curso de Filosofia Positiva, em 1838, na tentativa de unificar os estudos relativos ao Homem, como a História, a Psicologia e a Economia. A corrente sociológica positivo-funcionalista, fundada por Comte, foi mais tarde desenvolvida por Émile Durkheim.

Outras importantes correntes sociológicas foram iniciadas por Karl Marx e Max Weber.

Sociologia da educação
Considerada um ramo da sociologia, tem por objeto o estudo das relações gerais entre a escola (enquanto agente de socialização) e a sociedade em que ela se insere e ao serviço da qual se encontra. Estuda também a escola enquanto instituição e organização social.  santa 
Ir para o topo Ir para baixo
Control




Mensagens : 236
Data de inscrição : 13/02/2014

Significado de Sociologia Empty
MensagemAssunto: Re: Significado de Sociologia   Significado de Sociologia I_icon_minitimeQua Abr 23, 2014 1:53 pm

I love you 
Ir para o topo Ir para baixo
 
Significado de Sociologia
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Significado de Tabu
» O que é sociologia?
» O que é Sociologia?
» A Sociologia
» A Sociologia

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Maravilhas da Hisolofia :: Sociologia-
Ir para: