Maravilhas da Hisolofia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Confira dez efemérides (datas importantes) que podem cair no vestibular neste ano

Ir para baixo 
AutorMensagem
Victória Machado




Mensagens : 15
Data de inscrição : 11/03/2014

Confira dez efemérides (datas importantes) que podem cair no vestibular neste ano Empty
MensagemAssunto: Confira dez efemérides (datas importantes) que podem cair no vestibular neste ano   Confira dez efemérides (datas importantes) que podem cair no vestibular neste ano I_icon_minitimeSeg maio 05, 2014 8:40 pm

1-) 450 anos de William Shakespeare. O bardo é um dos dramaturgos mais encenados no planeta. O autor inglês escreveu cerca de 40 peças, entre tragédias ("Otelo", "Romeu e Julieta", "Rei Lear"); dramas históricos ("Henrique 5º", "Ricardo 3º"); e comédias ("Muito Barulho por Nada", "Sonhos de uma Noite de Verão"). O dramaturgo mostrou a natureza humana em toda a sua complexidade: a paixão de Romeu e Julieta, a sua obra mais conhecida, o ciúme cego de Otelo, a ambição de Macbeth, entre outros.

2-)450 anos de Galileu Galilei. Galileu desenvolveu os fundamentos da mecânica com o estudo de máquinas simples (alavanca, plano inclinado, parafuso etc.). Entre suas criações se destacam: o binóculo, a balança hidrostática, o compasso geométrico, uma régua calculadora e o termobaroscópio. A partir de suas descobertas astronômicas, defendeu a tese de Copérnico de que a Terra não ficava no centro do Universo. Como essa teoria era contrária ao dogma da Igreja, foi perseguido, processado duas vezes e obrigado a negar suas ideias publicamente.

3-) Centenário da 1ª Guerra Mundial. O estopim do conflito foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, possível herdeiro do Império Austro-húngaro. A guerra ganhou proporções nunca vistas anteriormente, envolvendo 27 nações, um contingente de 40 milhões de soldados aliados e 21 milhões de combatentes dos Impérios Centrais (Alemanha e Áustria-Hungria), com um número de mortes superior a 15 milhões. Novas armas, como metralhadoras, gases venenosos, aviões e submarinos, aumentaram o poder de destruição dos exércitos.

4-)Centenário de Dorival Caymmi. Com uma obra caracterizada pelos temas praianos e músicas que destacam a beleza de sua terra natal, a Bahia, Dorival Caymmi é considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira. O baiano compôs pérolas do cancioneiro popular, como "O Que É Que a Baiana Tem?", "Marina" e "Samba da Minha Terra".

5-)50 anos do golpe militar. Em 31 de março de 1964, militares contrários ao governo de João Goulart (PTB) destituíram o então presidente e assumiram o poder por meio de um golpe. O governo comandado pelas Forças Armadas durou 21 anos e implantou um regime ditatorial. A ditadura restringiu o direito ao voto, a participação popular e reprimiu com violência todos os movimentos de oposição.

6-)50 anos de Mafalda. A mais famosa criatura nos quadrinhos do cartunista Joaquín Salvador Lavado, mais conhecido como Quino, nasceu em uma época conturbada, de golpes militares na América Latina e da Guerra do Vietnã. As tiras da garota de Buenos Aires têm como tema recorrente a crítica à sociedade do consumo, como o impacto da TV na vida das famílias de classe média.

7-)40 anos da Revolução dos Cravos. Em 25 de abril de 1974, militares do Movimento das Forças Armadas derrubaram o Estado Novo em Portugal (também conhecido por salazarismo, em referência a Antônio de Oliveira Salazar, que ocupou a chefia do governo durante a maior parte do período). Foi no governo de Marcelo Caetano que o regime chegou ao fim. A duração do Estado Novo (1933 a 1974), o autoritarismo que o caracterizou, o isolamento de Portugal e o atraso econômico do país se uniram às guerras coloniais, criando um clima de insatisfação.

8-)25 anos da queda do Muro de Berlim. Símbolo maior da Guerra Fria, o Muro de Berlim foi construído em 1961 e dividiu por 28 anos a Alemanha em dois blocos: a República Democrática da Alemanha - que seguia o regime socialista liderado pela União Soviética - e a República Federal da Alemanha - conduzida sob o regime capitalista. Depois da derrocada dos regimes socialistas, ele foi derrubado em 9 de novembro de 1989.

9-)20 anos do fim do apartheid. O apartheid foi estabelecido oficialmente na África do Sul em 1948. Os negros não podiam ocupar o mesmo transporte coletivo usado pelos brancos, não podiam residir no mesmo bairro e nem realizar o mesmo trabalho, entre outras restrições. Pressões internacionais e a eleição do presidente Frederic. W. de Klerk conduziram o regime a uma mudança. Em 1990, o líder negro Nelson Mandela, que desde 1964 cumpria pena de prisão perpétua, é posto em liberdade. Nas primeiras eleições livres, Mandela é eleito presidente da África do Sul e governa de 1994 a 1999. Na foto, manifestantes protestam contra o apartheid, em 1956.

10-)20 anos do Plano Real. Durante a segunda metade do século 20, o Brasil foi o país com a maior inflação em todo o mundo. Essa difícil trajetória só foi interrompida em 1994, com a implantação do Plano Real, que tornou estável a economia brasileira. Para a concretização e eficiência do programa, o governo adotou medidas visando conter os gastos públicos, privatizar uma série de empresas estatais, reduzir o consumo com o aumento das taxas de juros e baixar os preços dos produtos por meio da abertura da economia a competição internacional.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Confira dez efemérides (datas importantes) que podem cair no vestibular neste ano
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Você sabe lidar com o estresse em ano de vestibular? - Teste
» Como Aliviar a Tensão Pré-Vestibular
» Custos do estádio Mané Garrincha podem chegar a R$1,6 bilhão
» Dois sociólogos importantes para o mundo.
» Arte e protesto social podem andar de mãos dadas![Galeria]

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Maravilhas da Hisolofia :: OPEE-
Ir para: