Maravilhas da Hisolofia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Sociedade na República Velha

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
lucasdeps




Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/04/2012

Sociedade na República Velha Empty
MensagemAssunto: Sociedade na República Velha   Sociedade na República Velha I_icon_minitimeSeg maio 07, 2012 11:28 am

Durante o período de 1890 a 1930 o Brasil viveu o período da história denominado República Velha. Embora o país tenha crescido em alguns pontos, começado seu processo de industrialização e dado seus primeiros passos para a modernização de sua economia, a política oligárquica representou um sério empecilho para o desenvolvimento da moral, cidadania e democracia.

A população cresceu de pouco mais de 14 milhões de habitantes para mais de 33 milhões. Os trabalhadores desse período, em grande parte imigrantes, tinham precárias condições de trabalho, sendo que suas manifestações e greves contra estas condições eram consideradas casos de polícia. Os trabalhadores deste período da história brasileira tinham uma jornada de trabalho extremamente longa, não havia férias, aposentadoria ou descanso semanal remunerado.

Pouco a pouco os trabalhadores começaram a se organizar e a criar associações de auxílio mútuo. A maior greve destes trabalhadores ocorreu em São Paulo, em 1917, envolvendo cerca de 45 000 pessoas, paralisando a cidade por vários dias. Em virtude do início da industrialização brasileira, a classe operária cresceu grandemente, formando a base da sociedade na República Velha.

Em linhas gerais, os setores da sociedade que tinham maior importância eram as oligarquias rurais e alguns empresários ligados às indústrias. A burguesia urbana passou a se impor mais e a garantir uma maior participação nas decisões. Outros setores que merecem destaque são os intelectuais, que buscavam realizar movimentos de renovação cultural e os militares, que também tinham lugar de destaque na República Velha.
Sociedade na República Velha CF_-_1891
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin



Mensagens : 15
Data de inscrição : 12/04/2012

Sociedade na República Velha Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade na República Velha   Sociedade na República Velha I_icon_minitimeQua maio 09, 2012 4:59 pm

Oi Lucas

Você pode postar também este texto em história.
Muito bom
abraços
farao
Ir para o topo Ir para baixo
https://hisolofia.forumeiros.com
 
Sociedade na República Velha
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Sociedade Feudal
» Nero e a sociedade
» A mulher na sociedade islâmica
» Sociedade de Esparta
» A sociedade estamental

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Maravilhas da Hisolofia :: Sociologia-
Ir para: