Maravilhas da Hisolofia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Sociologia geral: Importância e Aplicabilidade

Ir para baixo 
AutorMensagem
Gabriel Orvalho




Mensagens : 14
Data de inscrição : 13/02/2014

Sociologia geral: Importância e Aplicabilidade Empty
MensagemAssunto: Sociologia geral: Importância e Aplicabilidade   Sociologia geral: Importância e Aplicabilidade I_icon_minitimeQui maio 08, 2014 1:01 pm

A sociologia não é matéria de interesse apenas de sociológicos. O estudo sociológico envolve todas as áreas do convívio humano desde as relações na família até a organização das grandes empresas, abrangendo também aspectos políticos e o comportamento religioso. A sociologia é importante na formação de administradores, professores, psicólogos, contadores, enfermeiros, dentistas, terapeutas, políticos, empresários e demais profissionais, além das lideranças e pessoas comuns da sociedade.

A sociologia atinge todos os domínios da existência humana. Ela não pretende explicar tudo o que ocorre na sociedade nem todo comportamento humano. Com esta razão, a abordagem sociológica, através de seus conceitos, teorias e métodos, pode constituir para as pessoas um excelente instrumento de compreensão das situações que ocorrem no cotidiano da vida e de si mesmas como seres inevitavelmente sociais.

O contato com as teorias sociológicas cria oportunidades para a formação de atitudes e comportamentos mais sensíveis diante da realidade social. Possibilita superar as opiniões ingênuas e preconceituosas sobre os fatos da realidade social. É uma forma de identificar os fenômenos mais complexos da sociedade, descobrindo suas causas e efeitos. O estudo da sociologia abrange todo desenvolvimento social. Permite, acima de tudo, compreender a organização da sociedade na suas vias mais complexas, de forma mais ampla, evitando assim, o modo alienado de julgar a realidade.

Além das suas aplicações no planejamento social, na pesquisa, na orientação das relações sociais, na empresa, na condução dos programas de intervenção social, o conhecimento sociológico representa a formação humanística. A sociologia não consiste somente numa disciplina cuja capacidade técnica possibilita algum tipo de transformação e controle social, mas um meio para o aperfeiçoamento do espírito das pessoas para a compreensão do comportamento dos grupos sociais. A sociologia, enfim, contribui de modo significativo na construção de uma consciência social e coletiva.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Sociologia geral: Importância e Aplicabilidade
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Sociologia Geral - Importância e Aplicabilidade.
» O que é sociologia?
» O que é Sociologia?
» O que e Sociologia?
» O que é "Sociologia"

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Maravilhas da Hisolofia :: Sociologia-
Ir para: