Maravilhas da Hisolofia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

  Revolução Inglesa, Puritana e Gloriosa

Ir para baixo 
AutorMensagem
Patrícia Shoji




Mensagens : 20
Data de inscrição : 07/02/2014

 Revolução Inglesa, Puritana e Gloriosa Empty
MensagemAssunto: Revolução Inglesa, Puritana e Gloriosa    Revolução Inglesa, Puritana e Gloriosa I_icon_minitimeSex maio 16, 2014 7:52 pm

No século XVII a Revolução Inglesa representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna, a qual foi identificada como absolutismo.
O poder monárquico era extremamente limitado, mas cedendo a maior parte de suas prerrogativas ao Parlamento, instaurou-se o regime parlamentarista que permanece até os dias atuais.
Nessa época, foi exigida a prisão de dois ministros do rei e aprovaram uma lei que proíbe o monarca de dissolver o parlamento. Esse processo teve início com a Revolução Puritana de 1640 e terminou com a Revolução Gloriosa de 1688, as quais fazem parte de um mesmo processo revolucionário.
A Revolução Puritana aconteceu na Inglaterra no século XVI durante a Guerra Civil (1640-1648) onde o rei e o parlamento se enfrentaram. O conflito se iniciou quando o parlamento impôs ao rei Carlos I a petição dos direitos onde dizia que problemas com impostos, prisões, julgamentos e convocações do exército só seriam possíveis com autorização do parlamento. O rei aceitou a imposição, mas não a cumpriu. Após uma reunião onde o parlamento criticou as atitudes do rei, o mesmo dissolveu o parlamento e governou sem ele por onze anos. As atitudes do rei começaram a formar revoltosos que começaram seus protestos na Escócia quando o rei impôs o anglicanismo aos presbiterianos e aos puritanos. A crise financeira pelo não pagamento de impostos em 1640, fez com que o rei convocasse novamente o parlamento, mas um mês depois foi novamente dissolvido por não aceitar aumentar os impostos como era a vontade do rei. Em 1641, o parlamento se dividiu entre líderes radicais e a aristocracia juntamente com os burgueses capitalistas.
A Revolução Gloriosa foi uma revolução em grande parte não-violenta (por vezes chamada de "Revolução sem sangue"[1]), que teve lugar no Reino Unido em 1688-1689, na qual o rei Jaime II, da dinastia Stuart, católico, foi removido do trono de Inglaterra, Escócia e País de Gales, sendo substituído por sua filha, Maria II e pelo genro, o nobre neerlandês Guilherme, Príncipe de Orange.
Jaime II. Rainha Maria II. Guilherme III, conhecido também como Guilherme de Orange
Durante o seu reinado de oito anos, Jaime II tornou-se vítima da batalha política entre católicos e protestantes, bem como entre os direitos seculares da coroa e os poderes políticos do Parlamento.
O principal problema de Jaime II era não ser protestante, o que o limitava perante ambos os partidos do parlamento - os tories, conservadores, e os whigs, liberais. Qualquer tentativa de reforma tentada por Jaime era vista como suspeita.


Comentário: Foi esse movimento revolucionário que proporcionou condições indispensáveis para a Revolução Industrial, abrindo o caminho para o preparado do avanço do capitalismo.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Revolução Inglesa, Puritana e Gloriosa
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Revolução Puritana
» Revolução Farroupilha
» Revolução Farroupilha
» Revolução Industrial
» Revolução Industrial

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Maravilhas da Hisolofia :: História-
Ir para: