Vários são os motivos que levam duas nações a entrarem em conflito armado. Eles podem ser motivos econômicos, políticos, ideológicos, entre outros.
Mas é certo que nenhum outro conflito da história teve um motivo tão pouco relevante quanto o da curiosa Guerra de Barba, disputada entre França e Inglaterra.
A história dessa guerra é a seguinte:
O rei Luís VII, era dono de uma vultuosa barba. Ele era casado com Leanor, filha de um duque francês, e havia recebido como dote duas províncias no sul do país.
Certo dia, ao voltar das Cruzadas, no ano de 1152, o rei Luís VII decidiu raspar sua barba, fato que não agradou nada sua esposa Leanor.
A esposa tentou argumentar, mas o rei Luís VII se recusou a deixar a barba crescer novamente. Diante dessa resistência do rei, Leanor resolveu se divorciar e, em seguida, ela se casou novamente, dessa vez com o rei Henrique II, da Inglaterra.
Leanor e seu novo marido Henrique II passaram a exigir de Luís VII a devolução das terras que ele havia recebido como dote, mas o rei da França se negou a devolver as duas províncias.
Diante dessa situação, Luís VII declarou guerra ao rival britânico, e o conflito passou a ser históricamente conhecido como a Guerra da Barba.