Passo 1 – Quem é você
Em meio a tanta pressão que costuma aparecer nessa época, é comum que o futuro vestibulando se esqueça do mais óbvio: a carreira escolhida precisa ter a ver com você! Saber quem você é, o que valoriza, do que gosta e não gosta, seus talentos e motivações é o primeiro passo para acertar na escolha da carreira.
Pense sobre suas habilidades, valores, interesses e personalidade. Pense naquilo que você sabe fazer bem, suas forças. Você é criativo? Organizado? Sabe se comunicar bem? Num trabalho de equipe consegue distribuir tarefas e liderar o grupo? Depois de descobrir e listar as qualidades que você tem e aquelas que deseja melhorar, é hora de refletir sobre os seus valores.
Seus valores são aquelas coisas que você considera importantes, o que vai dar significado e propósito para sua profissão.
Nesse estágio, vale a pena fazer um teste vocacional. Ele ajuda a entender, por exemplo, qual área de conhecimento combina mais com a sua personalidade.
Passo 2 – Conhecendo as oportunidades
Se no primeiro passo você olhou para dentro, no segundo você vai abrir a mente e olhar para fora. É o momento de buscar informações sobre as oportunidades que existem para você, com base na sua personalidade, valores, habilidades, preferências e áreas de conhecimento apontadas pelo teste vocacional.
Procure saber mais sobre carreiras e profissões que tem a ver com a sua vocação e quais os cursos que estão relacionados. Não se prenda somente aos cursos “conhecidos”. Tente olhar um pouco mais longe, pesquisando, por exemplo, quais as profissões que estarão em alta daqui a alguns anos.
Passo 3 – Tomar a decisão
Conversar com outras pessoas ajuda a consolidar e organizar as ideias. A decisão vai ser sempre sua, mas vale a pena ouvir quem já passou ou está passando pela experiência de fazer o curso que você quer.
Bater um papo com um profissional da área ou com coordenadores dos cursos, se tiver a oportunidade, também ajuda.
Procure se informar sobre o programa curricular. Muitas vezes, um mesmo curso pode ter variações de abordagem, duração e disciplinas oferecidas em diferentes faculdades.
Passo 4 – Ação!
O quarto e último passo é o mais fácil. Se você já escolheu sua profissão e sabe qual (ou quais) curso(s) quer fazer, agora é buscar uma faculdade.