Filosofia do Judô
Para o Prof. Jigoro kano o homem pode adquirir qualidades mais favoráveis à sua vida, desde que treine com dedicação os métodos de ataque e defesa sob três aspectos:
a) Condicionamento físico
Obtido através do esporte que exige esforço físico intensivo, de forma metódica e controlada, resultando num corpo saudável, com aumento da força muscular, resistência, coordenação, agilidades e equilibro. Com o objetivo de manter-se em treinamento constante, o judoísta tende a cuidar mais de sua saúde, evitando acidentes e adquirindo bons hábitos alimentares, de higiene etc.
b) Espírito de luta
Obtido através do desenvolvimento da prática das técnicas de Judô com perfeição, aceitando e enfrentando os desafios e dificuldades dos árduos treinamentos e competições. O judoísta que exercita os treinamentos de forma eficiente adquire autoconfiança para enfrentar as circunstâncias diversas como as ameaças e pressões; adquire ainda o controle para encontrar a melhor alternativa para cada situação dentro e fora do dojô(Tatame ou academia ), individualmente ou de cooperação social.
c) Atitude moral autêntica
Obtida pelo judoísta que adota o Judô como arte e filosofia (respeitando os princípios do Judô, a hierarquia, as normas do dojô e das competições) e pratica o esporte com sinceridade, vigor e convicção (determinado à alcançar a perfeição das técnicas, e a excelência do comportamento do judoísta). Desta forma, o judoísta adquire características de um ser humano humilde, de confiança, de auto-controle, generoso, pró-ativo e de cooperação social. Este é um dos aspectos mais importantes para a existência das artes marciais, que é ser um método influenciável na formação dos verdadeiros caracteres morais do ser humano.
Com esse intuito, o Prof. Jigoro Kano fundou em 1882 sua própria escola (JUDÔ KODOKAN) para distinguir-se das demais artes marciais, pois o seu objetivo era a formação e preparação integral do homem através da luta corporal e do aperfeiçoamento moral, sustentada pelos princípios filosóficos e exaltação do caráter, que era a essência do espírito marcial dos samurais, conhecido como BUDÔ e ainda a busca contínua da serenidade, da simplicidade e do fortalecimento do caráter, qualidades próprias da doutrina ZEN.
Outra corrente filosófica presente nos ensinamentos do Prof. Jigoro Kano era o BUSHIDO (código de honra, ética e moral) que foi elaborado com forte influência do BUDISMO, e almejava a existência de homens constituídos de caráter máximo, tais como o espirito de fé, honra, integridade, determinação, obediência e a imparcialidade, resultando em atitudes de respeito, proteção, amizade, bondade, desprezo pela dor e sofrimento.
Para o Prof. Jigoro Kano, o aperfeiçoamento do ser humano depende do aprimoramento do físico, do intelecto e do caráter, e completou que o homem ainda deve perseguir os princípios de:
Seiryoku-zen-yo (Máxima eficiência com mínimo esforço) – Possível através do exercício da elevação ou procura da perfeição do espirito e da utilização do uso mais eficiente da energia física e mental, na pratica do ataque e da defesa.
Jita-kyoei (Bem estar e benefícios mútuos) – Possível quando existe ordem e harmonia de todos os membros de uma coletividade e isto pode ser atingido com o auxílio e as concessões entre si para atingir a prosperidade e os resultados benéficos para todos.
Rafael I. Kamada