A doença que ataca o cérebro silenciosamente, que é causadora de muitas mortes.O Alzheimer aterroriza milhões de pessoas que já tiveram experiencias com familiares. Esta começa com simples indícios como o esquecimento, que muitas vezes passa desapercebido por pessoas que são próximas do suposto afetado. A maior probabilidade desta doença, está em idosos.
Graças a pesquisadores americanos, o tão temido Alzheimer pode ser previsto com o simples exame sanguíneo. Eles mostraram que resultados de testes de nível 10 de gordura no sangue (apenas com 10 % de erro) permitiria detectar o risco do examinado desenvolver a doença nos próximos anos. Porém ainda não se é concreto tal descoberta, e de acordo com especialistas tal exame seria 'um verdadeiro passo em frente.'
Para realizarem o exame, cientistas da universidade de de Georgetown, analisaram sangue de 525 pessoas (idade igual ou superior dos 70 anos). Após algum tempo, compararam o exame de 53 pessoas que permaneceram mentalmente ágeis, com os exames de 53 outras pessoas que desenvolveram Alzheimer, ou possuem alguma demência.Os pesquisadores encontraram diferenças nos níveis de lipídos, ou 10 gorduras, entre os dois grupos.
E quando a equipe olhou as outras amostras de sangue, esses 10 marcadores de Alzheimer permitiam prever em quem era provável que o declínio mental surgisse nos anos seguintes.
Howard Federoff, professor de neurologia na Universidade de Georgetown, disse à BBC: "Há enorme necessidade de um exame como este. Mas temos de testar com um maior número de pessoas antes que possa ser utilizado na prática clínica."
Agora os pesquisadores estão investigando se o exame funciona para prever a doença com ainda mais antecedência do que três anos.