Sonho, carreira, vocação, futuro, metas todas essas questões são levantadas a todo o momento pelo jovem vestibulando que está em busca de um futuro profissional.
Decidir qual profissão seguir não é uma tarefa muito fácil. O jovem sofre muitas influencias nessa fase, seja dentro de casa ou pelo mercado de trabalho, ainda mais para quem é muito novo e não tem grande conhecimento sobre as diversas profissões.
A psicóloga, e supervisora de orientação vocacional da clínica da PUC, em São Paulo, Regina Sonia Gattás do Nascimento, alerta sobre a influência do mercado de trabalho na hora de escolher uma carreira a seguir.
“A profissão é um dos componentes do seu projeto de vida, mas é preciso ter em mente que o mercado muda, as pessoas mudam. É preciso estar preparado para, muitas vezes, ter de ajustar o caminho”, orientou.
Desde 2006, o setor da indústria vem crescendo fortemente no país e abrindo espaço não só para os universitários, mas também para os níveis técnicos que acabou prevalecendo no mercado devido a falta de mão de obra especializada. Ajudante de obras, ou carreiras voltadas para a área de construção e manipulação de medicamentos aos poucos vem conquistando o seu espaço no mercado de trabalho.
Um estudo realizado pela A Fundação Getúlio Vargas (FGV), instituição de ensino superior brasileira, revelou as profissões que têm mais procura no país. O setor petrolífero e as engenharias aparecem no topo da lista. Engenheiro de petróleo é a profissão que dá mais oportunidades no Brasil.
O que faz um Engenheiro de petróleo?
O Engenheiro de Petróleo trabalha na área de exploração e produção de jazidas petrolíferas. A profissão é recente no Brasil e está em pleno desenvolvimento. O profissional dessa área precisa dominar o cálculo, ter dinamismo e liderança. A descoberta de grandes campos de petróleo, como o pré-sal, localizado no litoral de São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro impulsionam a profissão Engenheiro de Petróleo ser a mais procurada pelos universitários do país.
Veja aqui a lista das 10 profissões mais procuradas:
1 – Engenheiro de petróleo
2 – Engenheiro ambiental
3 – Técnicos em produção, conservação e de qualidade de alimentos
4 – Ajudantes de obras civis
5 – Analistas de sistemas computacionais
6 – Trabalhadores da fabricação de cerâmica estrutural para construção
7 – Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás e afins
8 – Técnicos em fabricação de produtos plásticos de borracha
9 – Técnicos florestais
10 – Técnicos em manipulação farmacêutica