Promova auto-observação a fim de identificar o que se gosta de fazer e o que se vê fazendo ao longo da vida.
Faça uma lista das profissões a qual gostaria de pesquisar mais a fundo.
Levante informações sobre cada uma dessas profissões, inclua conversa com profissionais na área, participação em palestras e workshops.
Experimente estágios ou trabalhos voluntários a fim de “sentir” a profissão e considerar todas as percepções enquanto está atuando. Ouça seu coração e sua mente!
Busque fazer orientação vocacional a fim de promover auto percepção e maturidade sobre si, a realidade exterior e familiar, objetivando escolhas mais efetivas.
Inscreva-se em programas de desenvolvimento de jovens, promovendo reflexões, trocando ideias com outros jovens que estão na mesma situação, participado de atividades e expandindo a consciência sobre si mesmo e suas principais características/habilidades.
Crie e acione network/rede de relacionamento com intuito de trocar informações, levantar dicas, indicações, tudo que estiver relacionado ao seu objetivo.
Elabore um plano de ação, definindo ações que garantam o atingimento de sua meta. Respondendo as perguntas: o que você quer? Que recursos você têm e/ou precisa? Possíveis obstáculos? Como vai saber que atingiu sua meta?
Uma vez definido, busque formação, especialização, viagens, estágios em empresas de referência, pratique idiomas, leia, pesquise e verá que muitas dessas ações virão naturalmente e isso tudo vai confirmar sua escolha e seu propósito de vida.