A importância da cana de açúcar é devida à sua múltipla utilidade, podendo ser empregada em natura, sob a forma de forragem, para alimentação animal, ou como matéria prima para a fabricação de rapadura, melado, aguardente, açúcar e álcool. Seus resíduos também tem grande importância econômica: o vinhoto é transformado em adubo e o bagaço em combustível.
O Brasil lidera a lista dos 80 países produtores, respondendo por 25% da produção mundial. Em 1998, o país produziu 338.002 mil toneladas métricas de cana, seguido pela Índia (265.000 mil toneladas métricas) e pela China (85.666 toneladas métricas). No Brasil, o complexo sucroalcooleiro gera uma renda de US$ 7 bilhões, sendo que US$ 3,2 bilhões são obtidos em vendas para o exterior. A cana-de-açúcar é a base para todo o agronegócio sucroalcooleiro, representado por 350 indústrias de açúcar e álcool e 1.000.000 empregos diretos e indiretos.O Brasil produziu e moeu na safra 1999/00, 300 milhões de toneladas de cana de açúcar, 381 milhões de sacas de 50 kg de açúcar e mais de 12 milhões de litros de álcool anidro e hidratado.
A cana-de-açúcar e o café no Brasil sempre foi muito importante desde os tempos coloniais e agora como um meio de combustível está retirando o café de seu lugar e dando espaço para essa cultura, tanto que em alguns lugares que se plantavam café são hoje plantações de cana de açúcar, principalmente porque se tornou muito procurado para combustível e como meio de energia. Colocando as plantações de café, mais para o sul do país. Isso também se deve ao clima que está diferente nas regiões do cultivo do café e propício para a plantação da cana de açúcar. Esse é também um dos motivos que deixou o café mais caro. Respondendo sua pergunta com certeza a maior importância é que a cana do açúcar é agora um meio de energia e de combustível.