A sociologia não é matéria de interesse apenas de sociológicos. O estudo sociológico envolve todas as áreas do convívio humano desde as relações na família até a organização das grandes empresas, abrangendo também aspectos políticos e o comportamento religioso. A sociologia é importante na formação de administradores, professores, psicólogos, contadores, enfermeiros, dentistas, terapeutas, políticos, empresários e demais profissionais, além das lideranças e pessoas comuns da sociedade.
A sociologia atinge todos os domínios da existência humana. Ela não pretende explicar tudo o que ocorre na sociedade nem todo comportamento humano. Com esta razão, a abordagem sociológica, através de seus conceitos, teorias e métodos, pode constituir para as pessoas um excelente instrumento de compreensão das situações que ocorrem no cotidiano da vida e de si mesmas como seres inevitavelmente sociais.
O contato com as teorias sociológicas cria oportunidades para a formação de atitudes e comportamentos mais sensíveis diante da realidade social. Possibilita superar as opiniões ingênuas e preconceituosas sobre os fatos da realidade social. É uma forma de identificar os fenômenos mais complexos da sociedade, descobrindo suas causas e efeitos. O estudo da sociologia abrange todo desenvolvimento social. Permite, acima de tudo, compreender a organização da sociedade na suas vias mais complexas, de forma mais ampla, evitando assim, o modo alienado de julgar a realidade.
Além das suas aplicações no planejamento social, na pesquisa, na orientação das relações sociais, na empresa, na condução dos programas de intervenção social, o conhecimento sociológico representa a formação humanística. A sociologia não consiste somente numa disciplina cuja capacidade técnica possibilita algum tipo de transformação e controle social, mas um meio para o aperfeiçoamento do espírito das pessoas para a compreensão do comportamento dos grupos sociais. A sociologia, enfim, contribui de modo significativo na construção de uma consciência social e coletiva.