A entrada no mercado de trabalho é um dos momentos mais desejados pelos jovens. E, diferente de tempos passados, o Brasil hoje oferece mais possibilidade de empregos, assim como maior diversidade de ocupações. Entretanto, apesar de haver oportunidade, o grande desafio se chama capacitação.
O mercado de trabalho está bastante exigente e empresas de ponta não têm apenas selecionado seus colaboradores por capacidade técnica. As seleções dessas corporações analisam também a postura das pessoas que disputam uma vaga. Contam muito, nesse contexto, saber se comportar diante de adversidades, conservar o humor, respeitar as diferenças das pessoas, for proativo, assertivo e cultivar a ética e a honestidade. O espaço para o conhecido “jeitinho brasileiro” está, felizmente, com seus dias contados.
Os quatro pontos mais valorizados no mercado, hoje, vão além de qualificação, abrangendo ainda talento, engajamento e valores. Ou seja, é necessário se preparar em boas instituições e ganhar experiência, mas também é importante descobrir os próprios talentos e investir neles (um exercício de autoconhecimento), engajar-se no trabalho como um todo, saber trabalhar em equipe (deixando de lado o “fiz minha parte”) e ter valores humanos.
Outro enorme desafio do mundo contemporâneo acontece nas novas tecnologias, que conectam pessoas de todos os cantos do mundo, mas também expõem muitos jovens a perigos. Uma foto postada numa mídia social, por exemplo, pode custar caro na hora de disputar um emprego. Da mesma forma, saber usar os novos canais de comunicação pode abrir novos horizontes e servir de portfólio, contribuindo para o futuro profissional de muitos estudantes.