1.Expedições exploradoras:
Destaca-se a de 1501 comandada por Gaspar Lemos e contando com a participação do piloto Américo Vespúcio. Tal expedição fez o reconhecimento do litoral, dando denominações aos acidentes geográficos e elaborando um mapa da região. Outra expedição comandada por Gonçalo Coelho, esta incursão está diretamente relacionada à exploração do pau-brasil. Associada a essa prática extrativista, houve a participação dos contrabandistas franceses que tentavam se estabelecer nas costas do Brasil.
2.Expedições guarda-costas:
Comandada pelo almirante Cristóvão Jacques, que fez tentativas de afastar a presença francesa. Em face do relativo fracasso de tal intenção e diante a ameaça de Portugal vir a perder a terra, o rei D. João III, o Colonizador, na década de 1530, inicia o período colonial propriamente dito, organizando expedições com o propósito de assegurar as posses de Portugal.
O rei D. João III organizou a expedição de Martim Afonso, que aqui chegou em janeiro de 1531, tendo três finalidades: dar início à colonização; fazer reconhecimento e proteger as costas contra a presença francesa. O resultado mais concreto e positivo da atuação de Martim Afonso foi a introdução da cana-de-açúcar na região litoral paulista Engenho do Governados, Fatos que deram condições para a fundação de São Vicente.