Maravilhas da Hisolofia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioÚltimas imagensRegistrarEntrar

 

 Émile Durkheim - Homem e a Sociedade

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Matheus Magalhães




Mensagens : 20
Data de inscrição : 13/02/2014

Émile Durkheim -  Homem e a Sociedade Empty
MensagemAssunto: Émile Durkheim - Homem e a Sociedade   Émile Durkheim -  Homem e a Sociedade I_icon_minitimeQui Fev 13, 2014 5:03 pm

Émile Durkheim nasceu na cidade de Épinal (região de Lorena, França) no dia 15 de abril de 1858. Faleceu em Paris, capital francesa, em 15 de novembro de 1917. É considerado, junto com Max Weber, um dos fundadores da sociologia moderna.
 
 Viveu numa família muito religiosa, pois seu pai era um rabino. Porém, não seguiu o caminho da família, optando por uma vida secular. Desde jovem, foi um opositor da educação religiosa e defendia o método científico como forma de desenvolvimento do conhecimento.Em boa parte dos seus trabalhos, procurou demonstrar que os fenômenos religiosos tinham origem em acontecimentos sociais.

 Aos 21 anos de idade, Durkheim foi estudar na Escola Normal Superior (École Normale Supérieure) e passou a dedicar-se ao mundo intelectual. Formou-se em Filosofia, no ano de 1882. Cinco anos após sua formatura, foi trabalhar na Universidade de Burdeos como professor de pedagogia e ciência social. Neste período, começaram seus estudos sobre sociologia.
 
 Teoria sociológica entre o homem e a sociedade de Durkheim :

 Seu principal trabalho é na reflexão e no reconhecimento da existência de uma "consciência coletiva". Ele parte do princípio que o homem seria apenas um animal selvagem que só se tornou humano porque se tornou sociável.
 O processo de evolução do homem, Durkheim chamou de "Socialização", a consciência coletiva seria então formada durante a nossa socialização e seria composta por tudo aquilo que habita nossas mentes e que serve para nos orientar como devemos ser, sentir e nos comportar. E esse "tudo" ele chamou de "fatos sociais", e disse que esses eram os verdadeiros objetos de estudo da Sociologia.
Nem tudo que uma pessoa faz é um fato social, para ser um fato social tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade. Isto é, o que as pessoas sentem, pensam ou fazem independente de suas vontades individuais, é um comportamento estabelecido pela sociedade. Não é algo que seja imposto especificamente a alguém, é algo que já estava lá antes e que continua depois e que não dá margem a escolhas.
Ir para o topo Ir para baixo
Control




Mensagens : 236
Data de inscrição : 13/02/2014

Émile Durkheim -  Homem e a Sociedade Empty
MensagemAssunto: Re: Émile Durkheim - Homem e a Sociedade   Émile Durkheim -  Homem e a Sociedade I_icon_minitimeQui Mar 06, 2014 11:13 am

I love you 
Ir para o topo Ir para baixo
 
Émile Durkheim - Homem e a Sociedade
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Émile Durkheim
» Émile Durkheim
» Émile Durkheim
» Émile Durkheim
» Émile Durkheim - Influência - Pensamento

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Maravilhas da Hisolofia :: Sociologia-
Ir para: