Maravilhas da Hisolofia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 CARLOS MAGNO

Ir para baixo 
AutorMensagem
Beatriz Sartori




Mensagens : 20
Data de inscrição : 13/02/2014

CARLOS MAGNO Empty
MensagemAssunto: CARLOS MAGNO   CARLOS MAGNO I_icon_minitimeSex maio 16, 2014 10:30 pm

Carlos Magno, foi o rei dos francos entre 768 e imperador do ocidente (Imperatur Romanorum) entre 800 até a sua morte em 814. Ele expandiu o Reino Franco até que ele se tornasse o Império Carolíngio, que incorporou a maior parte da Europa Ocidental e Central. Durante o seu reinado, ele conquistou o Reino da Itália e foi coroado Imperator Augustus pelo papa Leão III em 25 de dezembro de 800.

O seu reinado também está associado com a chamada Renascença carolíngia, um renascimento das artes, religião e cultura por meio da Igreja Católica. Por meio das suas conquistas no estrangeiro e de suas reformas internas, Carlos Magno ajudou a definir a Europa Ocidental e a Idade Média na Europa. Ele é chamado de Carlos I nas listas reais da Alemanha, do Sacro Império Romano-Germânico e na França.

Ele era filho do rei Pepino, o Breve e de Berta de Laon, uma rainha franca, tendo sucedido ao pai em 768. Carlos reinou primeiro em conjunto com seu irmão Carlomano, sendo a relação entre os dois o tema de um caloroso debate entre os cronistas contemporâneos e os historiadores.

Porém, o conflito foi evitado pela morte prematura de Carlomano em 771, em circunstâncias inexplicadas. Carlos continuou com a política de seu pai em relação ao papado, tornando-se o seu protetor: ele removeu os lombardos do poder na Itália e liderou uma incursão militar na Espanha muçulmana convidado pelo governador muçulmano de Barcelona. A ele também foram prometidas várias cidades na península Ibérica em retorno por sua ajuda militar ao governador, um trato que seria posteriormente desfeito.

Posteriormente, o exército de Carlos, em retirada, sofreu a sua pior derrota nas mãos dos bascos na Batalha de Roncesvalles (778) (eternizada Canção de Rolando, de teor fortemente fictício). Ele também realizou campanhas contra os povos a leste, principalmente os saxões e, após uma longa guerra, subjugou-os ao seu comando. Ao cristianizar à força os saxões e banindo, sob pena de morte, o paganismo germânico, ele os integrou ao seu reino e pavimentou o caminho que levaria à futura dinastia Otoniana.

As monarquias francesa e alemã descendentes do império governado por Carlos Magno na forma do Sacro Império Romano-Germânico cobriam a maior parte da Europa. Em seu discurso de aceitação do Prêmio Carlos Magno, o papa João Paulo II se referiu a ele como Pater Europae ("Pai da Europa") : "...seu império uniu a maior parte da Europa Ocidental pela primeira vez desde os romanos e a Renascença carolíngia encorajou a formação de uma identidade europeia comum" .
Ir para o topo Ir para baixo
 
CARLOS MAGNO
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
»  O Império de Carlos Magno

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Maravilhas da Hisolofia :: História-
Ir para: