A área de Jogos Digitais é uma área nova no Brasil, onde a demanda do mercado de trabalho por mão-de-obra especializada é crescente. Segundo informação divulgada pela Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (ABRAGAMES) em maio de 2005, há registro de 55 empresas desenvolvedoras de jogos em atividade no país.
O mercado de jogos no Brasil está dividido em nichos. A maioria das empresas foca o mercado tradicional de entretenimento (72%), porém nota-se o crescimento do interesse pelos advergames (jogos com vocação publicitária) e o início da produção de business games (simulação de negócios cuja finalidade é o aprendizado) e middlewares (ferramenta necessária para o processo de desenvolvimento e manutenção de jogos). A maioria das empresas foca o mercado de PC (63%) e em segundo lugar vêm os celulares (22%).
A pesquisa mostra o potencial de crescimento do mercado de jogos no país. De 2003 para 2004, o crescimento do faturamento das empresas chegou a quase 40%. As desenvolvedoras brasileiras faturam aproximadamente R$ 18 milhões e se incluir distribuição, embalagem, marketing e publicidade, a estimativa gira em torno de R$ 100 milhões. De acordo com a pesquisa, o faturamento por estado é equilibrado. A força e a estabilidade de crescimento deste mercado são atestadas, pois muitas empresas aumentaram o faturamento para a faixa entre R$ 960 mil e aproximadamente R$ 2 milhões e continuam surgindo empresas menores com faturamento de até R$ 240 mil.
É importante frisar que o profissional formado no curso não precisará atuar especificamente em desenvolvimento de jogos diretamente. Há diversas outras áreas que podem atuar, como animação, modelagem tridimensional em geral, programação de computadores, enfim, um leque de opções onde o aluno formado aplicará os conhecimentos construídos ao longo do curso em diferentes campos do mercado.