Maravilhas da Hisolofia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Água, um bem precioso

Ir para baixo 
AutorMensagem
Isabela Oliveira




Mensagens : 12
Data de inscrição : 25/02/2013

Água, um bem precioso  Empty
MensagemAssunto: Água, um bem precioso    Água, um bem precioso  I_icon_minitimeQui Mar 14, 2013 12:59 pm

A água propositadamente dita, apresenta múltiplos usos como: no abastecimento doméstico, agrícola, industrial, piscicultura, pesca, navegação, recreação, irrigação, geração de energia, entre outras finalidades. A quantidade de água existente no mundo é finita, a disponibilidade vem diminuindo gradativamente. Esse fator se deve à degradação do meio ambiente, ao crescimento populacional desordenado e à expansão de fronteiras agrícolas devido ao mau uso desse recurso.O que tem ocasionado situações de escassez, gerando conflitos das mais variadas proporções.
Em todo o mundo, domina uma cultura de desperdício de água, pois ainda se acredita que ela é um recurso ilimitado. A água é cada vez mais um bem escasso no planeta, e notadamente um nosso país. Aqui para cada mil litros de água utilizados pelo homem, resultam dez mil litros de água poluída. As indústrias poluem os corpos d’água, quando neles lançam 70% de água não tratada. Nos rios brasileiros são lançados cerca de 10 bilhões de litros de esgoto bruto, e, desse volume, apenas 5% recebem algum tratamento anterior.
Dezoito pessoas morrem por minuto no mundo por falta de água ou em virtude do consumo de água contaminada. 80% das doenças existentes no mundo resultam da escassez ou poluição da água. A distribuição de água no planeta terra esta da seguinte forma: Água Salgada (97,3%), Água Doce (0,63%) e calotes polares (2,07%).
Muito se fala em falta de água e que num futuro próximo teremos um grande conflito em busca da água potável. O nosso país é privilegiado, aqui estão 12% de toda a água doce do planeta. O que representa 56% da América do Sul. Porém, da nossa 68% está na região Amazônica, onde lá existe apenas 7% da população brasileira; No centro Oeste, 16% com uma população de 6% e população de 43%. Na região Sul, 7% da água com cerca de 16%. Região Sudeste 6% da população. Na Região Nordeste 3% da água com uma população de 28%. No Brasil também se encontra o maior rio do mundo, o Amazonas, e o maior reservatório de água subterrânea do planeta, o sistema Aqüífero Guarani.
Os brasilienses também já sofrem com a falta de água, o surgimento de Condomínios irregulares provocou a escassez e a poluição em alguns pontos da cidade. O fato é verídico. Além dos desmatamentos, construções às margens dos lagos, ribeirões e córregos e outros danos ambientais.
O que você pode fazer para combater o desperdício de água; Verificar se há torneiras e chuveiros vazando em sua casa; não dê descargas prolongadas desnecessariamente; não utilizar mangueiras para “varrer” calçadas e quintais; fechar a torneira enquanto estiver escovando os dentes; sempre que possível, reutilize a água em sua casa; verifique se o relógio que mede o consumo de água de sua casa está em perfeito estado; não tome banhos demorados; não deixe o chuveiro aberto enquanto estiver se ensaboando; ao ensaboar as louças, mantenha a torneira fechada; regue o jardim à noite.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Água, um bem precioso
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Racionamento de Água
» Falta de água
» Cadê nossa água?
» Falta de Água em São Paulo
» Manifestação reúne mil Sem Terra em Água Branca

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Maravilhas da Hisolofia :: Atualidades-
Ir para: