Decidir que carreira seguir pode ser uma tarefa um pouco complicada. Há tantas profissões a escolher, e você não quer correr o risco de fazer algo que não gosta. A boa notícia é que você não é obrigado a fazer apenas uma coisa pelo resto de sua vida. É provável que você troque de carreira ou profissão de 7 a 10 vezes durante toda sua vida!
Mas você não pode desistir. É importante começar pensando o que você gosta de fazer para começar a escolher as possíveis carreiras a explorar. Então, você poderá começar a adquirir as habilidades que precisa para sua futura profissão e planejar seu futuro. O guia abaixo lhe ajudará a começar a decidir sobre a escolha de sua carreira.
A Incerteza
Quando perguntam que faculdade você irá prestar sua a resposta mais freqüente é: 'Eu não sei, ainda estou com dúvida'. Então você pensa: Por que é assim, eu poderia ser como muitos amigos meus que já sabiam o que iriam ser desde os 12 anos de idade.
Afinal você é o maior interessado em descobrir o que irá fazer, alias muito mais interessado do que seu pai, sua mãe, sua tia e sua vizinha que não param de lhe perguntar sobre sua futura carreira.
Geralmente há muitas razões para a resposta: 'Eu não sei'.
- Algumas pessoas têm medo da decisão por que acham que ela terá que durar para sempre.
- Alguns temem de compromisso por imaturidade ou medo.
Outros acham que não vão conseguir. Um exemplo disso é a carreira de medicina. Por acharem que terão de estudar muito, muitos desistem antes mesmo de tentar. Ou então a carreira de músico, por achar que nunca irão fazer sucesso, muitos desistem de seus melhores dons e vão procurar algo mais.
- Algumas pessoas se sentem inseguras em expressar o que querem.
- Outros querem fazer 3 carreiras ao mesmo tempo. Sonham muito, mas percebem que podem realizar pouco de seus sonhos megalomaníacos.
- Uma minoria acredita que o trabalho só serve para conseguir sustento, então, qualquer trabalho serve.
O MERCADO DE TRABALHO ATUAL
Antigamente era comum uma pessoa escolher uma determinada profissão e permanecer nela pelo resto de sua vida. Muitas vezes não mudavam nem de emprego, chegando a se aposentar na empresa onde começaram a trabalhar.
Hoje não é mais assim, cada profissional não sabe mais se estará na mesma empresa, função ou até mesmo na mesma carreira no mês seguinte. Hoje em dia é comum ver profissionais de engenharia trabalhando com administração e economia. Médicos migrando para a área da informática e jornalistas largam trabalhos em jornais e revistas para montar seus próprios negócios.
NOVOS CONCEITOS PROFISSIONAIS
Não se preocupe. Você não estará escolhendo uma carreira para o resto de sua vida. Acredite ou não, cerca de 60% das pessoas mudam de profissão ao longo da vida e mais de 80% mudam de atividade.
Escolha algo que você goste agora. Avalie o mercado de trabalho. Compare suas prioridades atuais na escolha de sua profissão.
Atente para os seguintes pontos:
1- O que você quer da sua vida? (Qual seu objetivo?).
2- O que você pensa sobre as carreiras que lhe interessam?
3- Quantas pessoas você conhece que são formados nas carreiras que lhe interessam?
4- Você acha que possui dons naturais para uma carreira específica?
5- Você possui parente trabalhando na área?
Avalie todos estes pontos.