Eles não fazem parte do manual do candidato. Mas os estudantes já sabem que, para conseguir a aprovação nos vestibulares mais concorridos do país, incluindo o Enem, é preciso dedicar-se aos temas da atualidade. A leitura de sites, revistas e jornais, portanto, é prática obrigatória.
Não existem provas específicas de atualidades no Enem e nos vestibulares. O que há, de fato, sãodisciplinas como históriae geografia fazendo uso de fatos recentes para abordar o que foi aprendido ao longo da vida escolar. A constante atualização auxilia no desenvolvimento de outra competência exigida pelos vestibulares, e também pelo Enem: afluência na leitura. “O Enem traz enunciados longos e cheios de informação. Quem tem aleitura como hábito, atravessa com mais facilidade esse terreno arenoso, além de dispor de uma concentração mais apurada”, afirma Elias Feitosa, professor de história e geografia.
Outrarazão importante paraque os candidatos mantenham oolho no noticiário é o fato de que as informações jornalísticas podem enriquecer a argumentação, tão valorizadanaprova da segundafase dos vestibulares e na redação.
Pata manter-se bem informado e preparado paraa maratona de vestibulares, os professores dão algumas orientações. A primeiradelas é filtrar os assuntos mais importantes do noticiário. O importante é identificar tópicos de relevância e aprofundar-se neles.
Abaixo seguem alguns temas relevantes:
Bóson de Higgs – Cientistas encontram a “partícula de Deus” Revolução de 32 – 80 anos – A guerra civil brasileira Meioambiente – Código Florestal, derramamento de petróleo e Rio+20 Redes sociais – Facebook estreia na bolsa de valores Educação – A polêmica do sistema de cotas Tragédia na Antártida – Base tem importância científicae políticaparao Brasil Monarquias – Rainha Elizabeth completa 60 anos no trono Piratas virtuais – Vitória no Congresso, derrota na Justiça Crise do Euro – União monetáriafaz dez anos naEuropa Geopolítica – papel do Brasil no cenário internacional