A educação básica se caracteriza como um espaço privilegiado para desenvolver habilidades e competências que qualifiquem o aluno para ser um futuro cidadão inserido no mundo do trabalho. Por meio dos conhecimentos construídos na vida escolar, espera-se do profissional contemporâneo a capacidade para elaborar propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. Tarefa que se torna cada vez mais desafiadora, especialmente, quando o cenário mundial de hoje, globalizado e competitivo, muda constantemente. Nesse cenário complexo e promissor, o grande desafio da escola é dar sentido e aplicabilidade ao conhecimento, assessorando o estudante na construção de um projeto profissional e na visibilidade do caminho a seguir para conquistar sua realização profissional. Quando a escola entende que a escolha da profissão se refere à definição do projeto de vida, ao lugar que se deseja ocupar na sociedade, e não apenas à aprovação no vestibular, o foco das ações deixa de ser a preocupação exclusiva com os conteúdos das matérias específicas, e passa a ser desenvolvimento de ações junto aos alunos, pais e professores que viabilizem a construção do projeto profissional de seus estudantes. Para que essa proposta obtenha resultado e apresentem efeitos, é preciso que a escola planeje um projeto estruturado de orientação profissional com ações articuladas ao longo de todo ensino médio, e se possível, de todo a vida estudantil. O desafio para as escolas é grande. Assessorar o estudante na construção de um projeto profissional pode ser o diferencial competitivo que a escola pode oferecer. Nortear seus alunos sobre o percurso profissional a seguir, ajuda-os a investir em seu próprio capital intelectual, a grande moeda de troca na sociedade contemporânea.