A proximidade do vestibular não significa necessariamente um aumento nas horas de estudos. O aluno que vem se preparando ao longo do ano, certamente já está pronto para o que vai enfrentar. Nessa época, o melhor é apenas dar uma revisada nas matérias e tirar as últimas dúvidas.
Medo do fracasso, insônia, ansiedade, falta de apetite, dores de cabeça, e instabilidade tomam contam das pessoas diante de tamanha pressão. Mostrar todo o conhecimento e capacidade nos exames mais concorridos do país não é tarefa fácil, mas não adianta se desesperar. Fazer as coisas com tranqüilidade é um ponto fundamental para ser ter um bom resultado nas provas.
O estudante não deve ficar preso somente aos estudos. Lembre-se que a vida não se resume ao vestibular, e estudar excessivamente pode ser tão ruim quanto não estudar.
O desgaste mental é muito grande, o vestibulando deve conhecer o seus limites. Além da sobrecarga de estudos, o aluno se preocupa também com fatores que não dependem só dele, como os concorrentes. No período pré-vestibular, o recomendável é que a pessoa fique mais relaxada, para aliviar as tensões e descansar a mente, que vai ser muito exercitada nos dias dos exames. Mas nada de abusar! O ideal é fazer programas lights, como ir ao cinema, a parques, sair para comer com os amigos, enfim, coisas que não afetam a saúde e nem prejudicam o rendimento do candidato no exame.
Pensamentos positivos também ajudam a acalmar os nervos e diminuir o nível de estresse do vestibulando. O esgotamento físico e mental não podem se tornar o foco dos pensamentos, mas sim a dedicação e o tempo gasto com os estudos. Esses sim serão de grande valia no tão temido dia. Esqueça os problemas, e lembre-se do conhecimento adquirido.
Determinação também é essencial para se atingir o que deseja, e corresponder às expectativas. Focalize seus objetivos e dê o seu melhor. Estar confiante é sinônimo de estar bem preparado. Os resultados positivos acontecerão naturalmente.