Assunto: O que é justiça? Sex maio 16, 2014 7:32 pm
A maioria das pessoas odeia os criminosos. Odeia os estupradores, odeia os assassinos, odeiam, apenas odeiam.
A maioria das pessoas não entende os Direitos Humanos. Por que perdem tanto tempo defendendo bandido? Por que ficam tentando ajudar e recuperar criminosos?
A maioria das pessoas gostaria que os criminosos fossem todos expurgados da sociedade, fossem mortos, ou jogados para muito longe.
Mas afinal, como nascem os criminosos? Por que eles existem? Como alguém pode ser tão cruel.
Eu trago hoje pra vocês a história de uma menina chamada Beth. Uma menina que, quando tinha 1 ano de idade, era abusada pelo pai. Aos 6 anos, Beth vai pra terapia porque:
1) Tentava matar o irmão constantemente 2) Se masturbava todos os dias e em público 3) Tentava matar os animais ao seu redor 4) Roubava facas da casa e planejava assassinar os pais
Ela fala tudo isso com muita tranquilidade ao seu psiquiatra, sem sentir qualquer remorso, qualquer emoção.
Beth se tornaria uma serial killer, se não tivesse sido adotada por pais maravilhosos que decidiram lutar de todas as formas para recuperá-la. Após anos de tratamento, ela virou um ser humano normal.
Beth foi abusada quando tinha 1 ano de idade e quase se tornou um monstro. Quando assistimos, temos pena. Temos pena porque ela não chegou a virar uma assassina. Temos pena porque ELA ganhou uma segunda chance.
Mas nós não temos pena de quem não ganha uma segunda chance.
Nós não temos pena de quem é massacrado pela sociedade e se torna um monstro de verdade. Esses nós optamos por não compreender, por não sentir nada, apenas ódio.
Nós achamos que os criminosos entram nessa vida por opção. Que eles pensam como nós, que eles raciocinam como a gente e que, conscientemente, optam pela vida assassina, ou pela vida do roubo.
Dentro deste ideal errado, nós achamos que as soluções estão em ideias estapafúrdias como a Pena de Morte, ou no linchamento em praça pública, como se o medo fosse capaz de agir sobre essas mentes. Como se eles pensassem como nós e realmente fossem reagir a isso como a gente. Isso é um engano comprovado por inúmeros psicanalistas.
“Para aplicar a pena de morte a sociedade deveria ostentar a autoridade moral de não ter contribuído para a fabricação desse criminoso".
Assistam ao documentário abaixo. E reflitam sobre este pensamento: se você sentiu pena de Beth e torceu para sua recuperação, por que você não pode torcer pela recuperação de outros criminosos que não tiveram a mesma chance que ela?
Beth foi abusada sexualmente. Outros são abusados moralmente, psicologicamente, massacrados pela desigualdade, pisoteados por sofrimentos e por realidades que não podemos compreender.
Não estou me referindo a todos os criminosos do mundo, mas a uma gigantesca parcela deles.
E antes que você diga: "queria ver você falar isso se acontecesse algo com você ou alguém da sua família" - Lembre-se, estou falando da razão e do raciocínio lógico, não da emoção. Leis não devem ser escritas baseado em sofrimentos pessoais, mas sim em justiça.