Maravilhas da Hisolofia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maravilhas da Hisolofia

Forum para assuntos educacionais
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Crise na Europa

Ir para baixo 
AutorMensagem
Mauricio Brandao




Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/03/2014

Crise na Europa Empty
MensagemAssunto: Crise na Europa   Crise na Europa I_icon_minitimeQua Abr 16, 2014 11:36 pm

A atual crise europeia vai além da parte económica. Entre as perigosas políticas de austeridade impostas pelo governo alemão e a falta de sugestões alternativas pela parte das autoridades europeias, torna-se óbvio que a crise financeira de 2008 não é por si só responsável pela espiral descendente da Europa.

O valor do PIB dos países europeus caiu consideravelmente: 5,3% na Grécia, 3,9% em Portugal, 4,1% no Chipre, 2,3% em Itália, e 2% em Espanha, sem mencionar a recessão em que a França está a entrar. No primeiro trimestre deste ano, a economia da União Europeia contraiu-se em 0,7%, ou 1% se considerar-mos somente a zona euro.

Se a crise económica de 2008 fosse a única causa responsável por tudo isto, a Europa não seria um dos únicos a sofrer tanto. Por exemplo, os Estados Unidos, o local de origem da crise, registou um crescimento económico de 1,9% em 2013 enquanto a sua taxa de desemprego se encontra no seu valor mais baixo em quatro anos.

A Europa, a qual por longo tempo teve o objectivo de manter o seu crescimento favoravelmente comparado com os Estados Unidos, encontra-se agora completamente perdida entre políticas incoerentes e disputas entre países.

Uma das razões principais para esta instabilidade na Europa é o fracasso evidente das políticas empregues pelas autoridades europeias quando as suas propostas parecem mais do que enigmáticas. A proposta de restrição da taxa de intercâmbio por Michel Barnier, o Comissário da União Europeia para os Mercados Internos e Serviços, é um exemplo perfeito de que a Comissão está a tomar medidas que não terão um impacto real.

A limitação da taxa de intercâmbio, uma taxa bancária paga por retalhistas quando é efectuado um pagamento com cartão, não só irá aumentar as taxas bancárias pessoais, visto que os bancos irão querer reaver o dinheiro perdido derivado a esta limitação, mas as margens de lucro dos retalhistas também aumentaram, visto que raramente baixam o preço derivado aos seus custos terem sido reduzidos.

Outra questão bastante significativa que tem acelerado de forma notável o declínio da Europa é a política de austeridade restrita, a qual a maioria dos países da UE adoptaram. Seria mais lógico para a Europa inspirar-se em países como os Estados Unidos, o qual conseguiu sair da crise económica, estimulando assim o mercado em vez de se concentrarem em reduzir o défice.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Crise na Europa
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Crise na Europa
» Crise na Ucrânia: Um país dividido entre a Rússia e a União Europeia.
» Crise na Ucrânia
» Crise na Ucrania
» Crise do I Reinado

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Maravilhas da Hisolofia :: Atualidades-
Ir para: