1- Enumere seus interesses: O autoconhecimento é o primeiro passo citado pelos especialistas para uma boa escolha do curso universitário. Fazer uma lista com os próprios gostos e interesses pode ajudar a identificar em que área você quer (ou não quer de jeito nenhum) trabalhar.
2- Liste suas habilidades, mas não vire refém delas: Na hora de escolher uma profissão, o estudante deve levar em conta suas habilidades, que muitas vezes já apontam para uma determinada área.
3- Transforme a ansiedade em planejamento: Antes de iniciar uma carreira, o estudante deve ter consciência que não é possível conseguir tudo ao mesmo tempo.
4- Amenize a “tensão pré-vestibular”: Ignorar o nervosismo em ano de vestibular é quase impossível, mas é importante que o estudante tente manter atividades extracurriculares durante a época de estudos.
5- Informe-se sobre as possíveis carreiras: Antes de optar por uma carreira, é importante colher o máximo de informações possíveis sobre o curso, a profissão e o mercado de trabalho.
6- Converse com profissionais do mercado: Além de se informar sobre o mercado de trabalho, é válido que o estudante entre em contato com a realidade da área pretendida.
7- Evite a influência direta de parentes e amigos: Em muitos casos a decepção se dá porque a escolha da profissão não partiu diretamente do estudante.
8- Comece a pensar na carreira durante o ensino médio: Com o grande número de carreiras e cursos oferecidos pelas faculdades, optar fica cada dia mais difícil.
10- Esqueça a pressa: A afobação pode ser um erro na hora de escolher a carreira.